Câmara de Lagos quer investir 1,25 milhões em habitação a custos controlados

Proposta aprovada pela Câmara vai agora ser apreciada pela Assembleia Municipal

Foto de arquivo

A Câmara de Lagos tem 1,25 milhões de euros para comprar três terrenos destinados à construção de habitação a custos controlados. 

Esta proposta foi aprovada na última reunião do executivo municipal lacobrigense e vai ser agora apreciada e deliberada pela Assembleia Municipal.

Segundo a Câmara de Lagos, «este investimento representa um marco determinante na concretização do Programa de Habitação para o Município 2018-2021 aprovado recentemente, no qual se prevê, entre outras ações, a construção de 195 novos fogos de iniciativa municipal, a maior parte dos quais a edificar na sede do concelho, onde as necessidades são mais sentidas».

Os três lotes de terreno objeto desta proposta ficam localizados na freguesia de São Gonçalo, mais concretamente na zona urbana a poente da Escola Secundária Júlio Dantas e são atualmente propriedade da Cooperativa CHESGAL.

As suas áreas (3260, 5560 e 462 m2) permitem antever uma capacidade de edificar cerca de 100 fogos.

«Esta proposta foi o resultado de conversações e negociações, estabelecidas entre o Município e a entidade proprietária, através das quais foi possível chegar a um entendimento que é considerado vantajoso para as partes envolvidas, permitindo simultaneamente concretizar um dos pontos centrais do referido Programa Habitacional».

 

 

No eixo da ampliação do parque habitacional municipal a autarquia tem também já em curso a elaboração dos projetos para a construção de 29 fogos (em Bensafrim, no Sargaçal e em Lagos), cuja construção está prevista iniciar-se no final de 2019 ou início de 2020.

Em matéria de arrendamento, outro dos eixos do Plano Municipal de Habitação, destaca-se a elaboração, em curso, do Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento Privado.

Comentários

pub