Alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta apanham “os suspeitos do costume” nas praias de Portimão

Conhecer o “que se passa na nossa praia” foi o desafio em que os alunos do agrupamento se empenharam, ao monitorizar algumas praias de Portimão

Alunos do 5º, 7º e 10º/11º anos do Agrupamento de Escolas da Bemposta – incluindo a Escola Básica José Sobral, Mexilhoeira Grande, D.João II, Alvor e Escola Básica-Secundária da Bemposta – aceitaram o desafio e foram para as praias de Alvor, Três Irmãos, Barranco das Canas e Vau, no litoral de Portimão, apanhar e conhecer “os suspeitos do costume”.

Nos dias 2, 3 e 4 de Abril, cada uma das 14 turmas participante ficou responsável por uma pequena área de areal, onde, além de recolherem, tiveram de separar e identificar os resíduos (lixo) encontrados.

Grande parte do lixo que produzimos quando escapa aos sistemas de recolha e tratamento, mais tarde ou mais cedo vai dar ao mar. A acumulação de plástico no mar tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos.

Através das correntes marítimas, o lixo pode percorrer longas distâncias e dar à costa em locais remotos, como ilhas desertas e recantos inacessíveis e afastados da presença humana, com impactos adversos sobre a fauna e flora marinha.

Conhecer o “que se passa na nossa praia” foi o desafio em que os alunos do agrupamento se empenharam, ao monitorizar algumas praias de Portimão.

Conhecer, informar e divulgar os resultados são passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema.

Agora, após a monitorização, na escola, durante o terceiro período letivo de aulas, os dados serão tratados e divulgados. Serão identificados e divulgados o tipo de resíduos mais frequentes, mais perigosos e insólitos.

Esta é uma ação integrada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento, no âmbito da campanha de monitorização de resíduos presentes nas praias portuguesas, promovida no âmbito do Programa Eco-Escolas, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que conta com o apoio da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão.

 

Comentários

pub