Alunos de Castro Marim constroem Grande Bandeira da Liberdade

«Transmitir os valores de Abril, que devem ser sentidos, respeitados e preservados, foi o principal objetivo desta iniciativa»

Alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim construíram uma “Grande Bandeira da Liberdade” que vai ser apresentada no próximo dia 24 de Abril, às 10h00, na Praça 1º de Maio. 

No total são perto de 40 metros de bandeira, «numa grande e autêntica homenagem à liberdade», diz a Câmara de Castro Marim.

Esta aventura começou com a história “À Procura da Liberdade”, da autoria de Fátima Valentim, um conto infantil que traduz a essência de um valor tão essencial a uma vida mais feliz.

De turma em turma, Fátima Valentim foi narrando esta história e explicando às crianças o que era a liberdade, «que não era um carro, um avião, um fruto. Que não se compra como um bem material, não cresce nos jardins».

«Transmitir os valores de Abril, que devem ser sentidos, respeitados e preservados, foi o principal objetivo desta iniciativa, que depois ganhou forma nesta bandeira comemorativa», diz a autarquia.

Com a ajuda do ilustrador da obra, Nuno Rufino, cada aluno pintou depois a sua liberdade e são esses os trabalhos que deram origem a 40 metros de bandeira, numa expressão de liberdade «conseguida pelo olhar e sentir de centenas de crianças».

Comentários

pub