Algarve ganha nove prémios “Cinco Estrelas Regiões”

Prémios são atribuídos através de uma votação nacional que envolveu cerca de 205 mil pessoas

Nove dos prémios “Cinco Estrelas Regiões” vieram para o Algarve. Os galardões distinguiram desde praias a monumentos, passando pelo património natural, mas também iniciativas privadas.

No campo do património, seja ele cultural ou natural, foram vários os prémios. A Barragem de Odeleite foi distinguida na categoria “Reservas|Paisagens|Barragens”, enquanto a Serra de Monchique recebeu o prémio na vertente “Serras|Montanhas”.

O Castelo de Silves também mereceu um prémio, no campo dos “Monumentos Nacionais”, assim com o Dom Rodrigo, na categoria “Cozinha Tradicional”. Igualmente galardoadas foram a Praia da Rocha (categoria “Praias”) e a Fatacil (“Festas|Feiras|Romarias)”.

No que às iniciativas privadas diz respeito, receberam prémios “Cinco Estrelas Regiões” os algarvios Memmo Baleeira de Sagres (categoria “Surf Hotel”), o restaurante Alquimia do EPIC Sana de Albufeira (“Restaurante Mediterrânico”) e o Parque Aventura (“Parques Aventura”).

Em alguns casos, esta não é a estreia a ganhar um dos prémios. A Praia da Rocha, pro exemplo, recebe o galardão pelo segundo ano consecutivo, sendo esta zona balnear «a campeã absoluta dos “hashtags” no Instagram, com mais de 62 mil partilhas nesta rede social», em Portugal, segundo a Câmara de Portimão.

O prémio “Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos (incluindo regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, ao mesmo tempo que premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional, os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis (estudo envolveu 205.895 indivíduos). Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas.

Comentários

pub