Albufeira cria companhia de dança a pensar nas crianças com deficiência

Quem se quiser inscrever na companhia “Singular” ainda o pode fazer

Em Albufeira, as crianças com incapacidades físicas também terão a oportunidade de aprender a dançar, no âmbito do projeto “Singular”, que prevê a criação de uma nova companhia de dança inclusiva, que dará os primeiro passos no final de Abril.

Destinado a jovens com e sem deficiência motora, o projeto terá lugar no Parque Lúdico de Albufeira, às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 19h00.

Esta iniciativa parte do trabalho desenvolvido com as classes de dança de vários estilos, ligadas ao projecto AMA (ALLMOVE em Albufeira) organizado pelo Município de Albufeira para jovens com deficiência, durante dois anos consecutivo.

Uma experiência que levou a Divisão da Ação Social da Câmara de Albufeira a criar a companhia de dança “singular”, com o objetivo de «divulgar a dança inclusiva na comunidade como um meio privilegiado para fomentar o desenvolvimento da pessoa com deficiência», segundo a autarquia.

«O novo projeto pretende promover a inclusão social e a aprendizagens, potenciando a autonomia pessoal e social, através da partilha de experiências e conhecimentos entre bailarinos com e sem deficiência. O “Singular” pretende apresentar-se em diversos palcos do território nacional e internacional, assim como produzir vídeos e ações de sensibilização pelas escolas. Este projeto, pioneiro em Albufeira, é anual, com um intervalo no mês de Agosto, para férias.

A participação neste projeto, que arrancará ainda este mês e é «uma aposta nos jovens com capacidades físicas condicionadas», é gratuita e haverá aulas ao longo de um ano.

Os interessados em participar ainda se podem inscrever-se, presencialmente, no Parque Lúdico de Albufeira, ou através do email [email protected] ou do telefone 289599684.

Após uma aula, que visa «dar a conhecer a intenção da companhia de dança ao jovem», este será, «caso lhe agrade, convidado a pertencer e a colaborar neste projeto».

Comentários

pub