900 vinhos vão dar-se a provar em Albufeira

Mostra vai angariar fundos para ajudar Moçambique

Foto de Arquivo: Fabiana Saboya|Sul Informação

Mais de 100 produtores de vinhos portugueses vão rumar a Albufeira para a XI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que se realiza entre 3 e 5 de Maio, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA).

No certame, que tem a chancela da Confraria Bacchus e a parceria da Câmara Municipal de Albufeira, será possível degustar cerca de 900 rótulos de vinhos de todo o país.

Segundo a organização, são esperadas mais de 10 mil pessoas nos três dias do evento.

«Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico», explica Carlos Oliveira, chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira.

Este ano, o certame apoia a causa de Moçambique. Na sequência de um ciclone mais de 600 pessoas perderam a vida e muitos milhares necessitam ainda de ajuda humanitária. Vai ser angariado um euro por cada copo vendido para as provas de vinho, bem como na compra de frango da Guia, à venda na zona de restauração.

O valor total angariado será entregue a uma organização humanitária ainda a designar.

No primeiro dia do evento realiza-se o sétimo Concurso de Vinhos Bacchus, reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P., que atribui prémios de Excelência, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias de Tintos, Brancos, Rosés e Licorosos. A entrega de prémios decorre no hotel NAU São Rafael Atlântico.

Para além de provar os vinhos, os visitantes podem ainda participar em workshops, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve e a demonstrações de show cooking: sábado com o Chef José Teresa, do restaurante Memórias, em Albufeira, e domingo com o Chef Ricardo Cabrita do PortoBay Hotels & Resorts. Ainda na tarde de domingo, às 17h30, atua no EMA o Grupo Coral Casa do Alentejo Albufeira.

Mais de 20 produtores algarvios estão representados nesta mostra que reúne os principais produtores de destaque a nível nacional. Estão três produtores de Albufeira representados: Adega do Cantor (propriedade de Cliff Richard), a Quinta do Canhoto (produtor do vinho Esquerdino) e Quinta da Malaca (produtor do vinho Malaca).

«A origem do vinho em Portugal começou no Algarve, onde os vinhos se distinguem pelo contacto com a brisa marítima. O vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade, aliando o destino de sol e mar à gastronomia e criando um roteiro alternativo para os amantes de vinhos. Novos produtores, com novas propostas de vinhos, é uma tendência que temos vindo a acompanhar e o mercado conta já com brancos e rosés de grande qualidade produzidos no Algarve», acrescenta Carlos Oliveira.

Veja aqui o programa do evento.

Comentários

pub