8º Congresso das Cidades Educadoras reúne políticos, técnicos e académicos em Lagoa

Cerca de meia centena de Cidades educadoras já confirmou a sua presença

As Cidades Educadoras Portuguesas vão reunir-se em Congresso, entre 15 e 18 de Maio, no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa.

Das quase oito dezenas de cidades educadoras portuguesas, cerca de meia centena já confirmou que vai participar e apresentar as suas experiências educadoras, no Congresso de Lagoa.

Em paralelo, também já está confirmada cerca de uma dezena de comunicações provenientes de várias universidades portuguesas, com total representação das instituições de Ensino Superior presentes no Algarve, nomeadamente a Universidade do Algarve, a Universidade Aberta e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, às quais se junta também a Universidade de Évora.

Outra novidade do 8º Congresso das Cidades Educadoras é a participação especial de um grupo alargado de jovens oriundos de todo o país, convidados pelos vários Municípios Educadores.

Vêm a Lagoa perto de 40 jovens «para serem desafiados a construir, em conjunto, propostas concretizadoras da Cidade Educadora nos concelhos onde habitam», salienta a Câmara de Lagoa, em nota de imprensa.

O programa deste Congresso propõe-se tratar de três níveis diferentes, mas que, quando conjugados, são responsáveis pela realidade das nossas cidades: o nível político, o técnico e o da investigação académica.

As duas mesas de autarcas, previstas para os dias 15 e 17 de Maio, vão promover o debate entre responsáveis políticos de várias cidades educadoras portuguesas e serão moderadas por dois jornalistas.

Entre os vários conferencistas de renome, já confirmados, destacam-se Carlos Fortuna, doutorado em sociologia, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais, Jacqueline Moll, doutorada em Educação e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil e ainda Paulo Dias, doutorado em Educação, professor catedrático e reitor da Universidade Aberta.

 

Clique aqui para aceder ao programa (em PDF)

 

 

Comentários

pub
pub