193 empresas do Algarve são de Excelência [com infografia]

Maioria das empresas distinguidas no Algarve são do setor do Turismo

Crédito: Depositphotos

193 empresas do Algarve vão ser distinguidas, este ano, com o estatuto de PME Excelência. Estas empresas são responsáveis, na região, por 5798 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 501 milhões de euros.

Os galardões foram entregues, esta quarta-feira à tarde, numa gala que decorreu em Braga, com a presença do primeiro-ministro António Costa.

Segundo o IAPMEI, que atribui o galardão, juntamente com o Turismo de Portugal, o volume de negócios destas empresas aumentou, em média, 20,2% em relação ao ano anterior.

Já em termos de rentabilidade, o distrito de Faro lidera, com uma percentagem de 32,2%.

A maioria das PME Excelência que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, no Algarve, trabalham no setor do Turismo (53,4%) e no Comércio (24,9%) e são maioritariamente empresas de pequena dimensão (143), o que corresponde a 74% do total.

Já as empresas algarvias de média dimensão (36) representam 19% e as microempresas representam 7% deste universo (14).

As PME Excelência 2018 do Algarve tiveram um ativo líquido global de aproximadamente 416 milhões de euros, uma autonomia financeira média de 62% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 33%, tendo registado uma taxa de crescimento de 20,2% no volume de negócios.

A nível nacional, foram distinguidas 2378 empresas, mais 22% do que no ano anterior.

Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

De acordo com Nuno Mangas, presidente do IAPMEI, «as PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, desempenhando um papel de grande relevância ao nível do emprego e do desenvolvimento local e regional. Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas».

Já no que diz respeito às PME Líder, atingiram este estatuto 437 empresas do Algarve, que representam cerca de 1,4 mil milhões de euros.

Veja aqui a lista de PME Excelência do Algarve.

 

Comentários

pub