Ventania “espalha” artes performativas pelo Barlavento

Festival vai ter circo contemporâneo, dança e teatro

O Festival Ventania vai “espalhar” artes performativas pelo Barlavento algarvio entre 22 e 24 de Março. Este evento, que é uma «ação de ativismo artístico sobre temas de cidadania global», vai passar por Lagos, Portimão e Sagres, tendo como mote o Dia Mundial da Água.

O Ventania, promovido pelo Teatro Experimental de Lagos, vai ter espetáculos e ações de sensibilização «com uma programação diversificada» nas áreas de circo contemporâneo, teatro e dança, mas também cruzamentos disciplinares entre música e gastronomia, música e cinema, circo e ecologia social, «procurando abranger públicos de várias idades e culturalidades».

O festival vai passar por espaços de apresentação convencionais, como o Centro Cultural de Lagos, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e o Auditório da Fortaleza de Sagres, mas também terá apresentações em locais como os Mercados Municipais de Lagos e Portimão, o Centro de Ciência Viva de Lagos, o Jardim da Constituição (Muralha) de Lagos, o Jardim 1º de Dezembro de Portimão, o Espaço Cultural do Teatro Experimental de Lagos.

Haverá ainda atividades em espaços gastronómicos nomeadamente no Mar d’Estórias, em Lagos, e no restaurante Faina, no Museu de Portimão.

Segundo a organização, o Ventania «irá surpreender o público com temáticas ligadas ao ambiente e à cidadania, num grito subtil de alerta ao desprendimento humano sobre aqueles e aquilo que nos rodeia: um território frágil como o Algarve, onde a emergência do turismo nos urge a mais eficientes respostas energéticas, à preservação do património natural e imaterial e ao combate à desertificação, procurando um equilíbrio nem sempre fácil».

«A escassez da água potável, os valores de preservação, de partilha e de cidadania, transversais à humanidade, estão aqui presentes numa leitura contemporânea doce e amarga, estética e poética, fazendo-nos sonhar e refletir ao mesmo tempo sobre o impacto humano na região, mas também no mundo», acrescentam os promotores do evento.

O Ventania é uma ideia original de Nelda Magalhães (Teatro Experimental de Lagos) e Daniela Tomaz (O Corvo e a Raposa Associação Cultural).

Este evento está inserido no Programa 365 Algarve, com o acolhimento do Município de Lagos, Município de Portimão, Município de Vila do Bispo, Direção Regional de Cultura do Algarve e Águas do Algarve.

A programação completa do festival está disponível aqui.

Comentários

pub