Telma Veríssimo leva Tertúlia Farense numa “Viagem Interior”

A fotógrafa algarvia vai apresentar o documentário fotográfico “Viagem Interior” na próxima sessão da Tertúlia Farense

A Tertúlia Farense vai viajar até ao interior do Algarve, através das imagens captadas pela fotógrafa Telma Veríssimo, na quinta-feira, dia 21, às 21h00, no restaurante Portas de São Pedro, em Faro.

A sessão de Março do grupo informal de cidadãos de Faro vai focar-se no trabalho “Viagem Interior”, de Telma Veríssimo.

«Trata-se de um documentário fotográfico sobre desertificação e despovoamento que nasceu a partir de uma notícia. Ou melhor, de duas. Ambas diziam o mesmo: Daqui a algumas décadas haverá deserto no Algarve. A primeira foi publicada há cerca de vinte anos e a segunda em 2016. As zonas atingidas pela degradação física do solo são também as que têm sofrido um esvaziamento de pessoas. Os alertas têm sido dados desde há muito, mas os problemas persistem», enquadra a Tertúlia Farense.

«Este projeto propõe uma reflexão sobre as dificuldades que afetam dois terços do Algarve. uma região tão na moda e tão mal conhecida e amada. Pretende também fazer um “viagem interior” que revela o que ainda resta da identidade e cultura locais, nascida da aprendizagem feita pela experiência, talhadas a custo contra as adversidades naturais», acrescentou.

As imagens, captadas em 2016 e 2017 , foram reunidas numa exposição itinerante que passou pela Assembleia da República, entre 7 e 14 de Junho de 2017, depois de ter percorrido várias localidades no Algarve.

Como sempre, antes da apresentação de Telma Veríssimo e do debate haverá um jantar, num restaurante «classificado pelos tertulianos com Bom Mais».

Comentários

pub