Teia d’Impulsos lança projeto HOPE virado para os doentes oncológicos e seus cuidadores

Durante o “Open Day”, serão dados a conhecer todos os os serviços disponibilizados a doentes oncológicos, cuidadores, familiares e amigos

O Espaço Raiz, na Pedra Mourinha, Portimão, abre as suas portas, no dia 15 de Março, para acolher o “HOPE Open Day”, que irá dar a conhecer o mais recente projeto da Associação Teia d’Impulsos.

Contando com o apoio do Município de Portimão, o projeto HOPE «vai passar a disponibilizar a todos os doentes oncológicos do Barlavento Algarvio o acesso a diferentes terapias e atividades que promovam o seu bem estar e a adoção de estilos de vida capazes de potenciar a sua saúde e uma vivência tranquila do seu processo de doença».

«O HOPE tem por missão Humanizar ainda mais o tratamento e apoio ao doente oncológico através da Obra, pois não basta sonhar, é necessário materializar as vontades, das pessoas para as Pessoas, pois são estas que verdadeiramente importam e a quem queremos trazer Esperança», explica a Teia d’impulsos.

A associação deu início a este projeto em 2016, com a instalação de um aquário de 300 litros na sala de quimioterapia do Centro Hospitar do Barlavento Algarvio, proporcionando, a partir daí, «momentos de tranquilidade e de evasão positiva».

Depois, em 2017, foi instalado um novo aquário, desta vez na Unidade de Cuidados Paliativos do mesmo hospital.

Neste momento, acrescenta a associação, «o HOPE cresceu nos seus objetivos e concretizações e, numa ótica de responsabilidade social, aposta na promoção de uma maior qualidade de vida para os doentes oncológicos e na criação de uma importante rede de apoio para as famílias, centrando a sua ação em quatro valências: psicologia clínica e da saúde- psicoterapias; serviço social; medicinas complementares e alternativas, bem como atividades de promoção e bem-estar».

Durante o “Open Day”, serão dados a conhecer todos os os serviços disponibilizados a doentes oncológicos, cuidadores, familiares e amigos, bem como a equipa do projeto HOPE e o respetivo calendário de atividades.

Sessões de Psicologia (Sessões de Psicoeducação em Grupo, grupos dirigidos a pessoas com doença oncológica e grupos dirigidos a familiares), intervenção em crise, intervenção com familiares em processo de luto, consultas de nutrição, apoio na área da motricidade e educação física, terapia ocupacional, terapêuticas complementares criação de grupos de apoio e consultoria em cuidados de imagem são alguns dos serviços prestados pelos profissionais e especialistas credenciados que integram a equipa do HOPE.

 

Comentários

pub