“Serões da Primavera” arrancam com Lena d’Água

Localidade do concelho de Tavira volta a “fervilhar” de cultura

Foto: Fausto da Silva, publicada no Facebook

Lena d’Água dá um concerto este sábado, 23 de Março, a partir das 22h00, no arranque dos “Serões da Primavera” da Casa do Povo de Santo Estêvão (Tavira).

«Com uma rara capacidade criativa», Lena d’Água vai reinventar e revisitar «canções de sempre num espetáculo intimista, de grande proximidade e partilha com o público», diz a Casa do Povo de Santo Estêvão.

Na localidade do concelho de Tavira, Lena d’Àgua estará acompanhada em palco pelo músico de Madagáscar Tahina Rahary, compositor, arranjador, produtor e multi-instrumentista.

Tornou-se músico profissional aos 9 anos na Orquestra “Les Frères Albert”. Chegou à Europa aos 19 anos e estreou-se em tournée com o grupo “Voa Bongonsso”. Aos 23 anos fixou-se em Portugal e licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa.

Além dos seus projetos, acompanha artistas de renome: Sara Tavares (diretor musical), Carlos Mendes (diretor musical), Herman José, Jorge Fernando, Dany Silva, Filipe Mukenga, Jaques Panicet, Chris Alexander, Marc Perrenoud e Fernando Girão, entre muitos outros.

Quanto a Lena d’Água nasceu em Lisboa em 1956 e estreou-se numa banda em 1976, sendo a primeira mulher em Portugal vocalista de rock, integrando o grupo Beatnicks.

A solo, gravou dois discos para crianças – Qual é Coisa Qual é Ela? (1979) e Ou Isto ou Aquilo (1992) e variados outros: Sem Açúcar (1980), Perto de Ti (1982), Lusitânia (1984), Terra Prometida (1986), Aguaceiro (1987), Tu Aqui (1989), As Canções do Século (1994), Sempre, ao vivo no Hot Clube (2007) e Carrossel (2014). Editou um livro de poemas da sua juventude A Mar Te (1984) e outro sobre o seu pai, o futebolista José Águas.

Lena d´Água fundou em 1980, com Luís Pedro Fonseca e José da Ponte, a banda Salada de Frutas.

Os Serões da Primavera contam com o apoio do Município de Tavira – programa municipal de apoio ao associativismo “Viva a Primavera” – da Direção Regional de Cultura do Algarve e da União de Freguesias de Santo Estevão e Luz de Tavira.

Datas dos concertos:

6 de Abril: Joana Espadinha

20 de Abril: Isaura

11 de Maio: Lokomotiv

25 de Maio: Tcheka

8 Junho: Cool & Zeus convidam Jacinto Palma Dias

Comentários

pub