Semana Verde planta árvores autóctones e fala de alterações climáticas no Sítio das Fontes

Eduardo Rego, a conhecida voz da série “BBC Vida Selvagem”, trará ao Algarve uma apresentação

Plantar árvores autóctones, divulgar o projeto MeteoFontes, para falar de meteorologia e alterações climáticas, um passeio a pé, uma apresentação de Eduardo Rego (a conhecida voz da série “BBC Vida Selvagem”), denominada “Em Busca do Equilíbrio Perdido”, e ainda um encontro do Clube Bonsai do Algarve.

Estas são as atividades da Semana Verde, que está a decorrer até sábado, dia 23 de Março, no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa).

A atividade “Planta a tua Árvore” , com plantação de espécies autóctones, pretende sublinhar efemérides como o Equinócio de Primavera (hoje, dia 20), o Dia Mundial da Floresta ou da Árvore (Dia Internacional das Florestas-ICNF), Dia Mundial da Água, ou o Dia Mundial da Meteorologia.

Envolve a promoção de «uma atitude proativa relativamente à importância da regeneração da floresta autóctone no Algarve com o envolvimento da comunidade local e educativa».

Através da divulgação das atividades ligadas ao Projeto MeteoFontes (Estações Meteorológicas do Sítio das Fontes e de Carvoeiro), pretende-se «contribuir para a consciencialização dos participantes relativamente ao fenómeno das alterações climáticas e o seu impacto nos ecossistemas do planeta, na qualidade de vida das populações e sustentabilidade da economia, bem como despertar o interesse por este ramo das ciências da terra».

O Percurso Exploratório “Flora Costeira” é uma atividade inserida no Programa da Bandeira Azul da Europa 2019, como objetivo de dar a conhecer as plantas do litoral e zonas ribeirinhas.

As atividades “Planta a tua Árvore” (PMSF), “Meteorologia e Alterações Climáticas” (CIN – PMSF) e Percurso exploratório “Flora Costeira” decorrem todos os dias, das 9h30 às 15h30.

A apresentação “Em Busca do Equilíbrio Perdido”, traz a Lagoa Eduardo Rego e a sua ONG “Loving the Planet”, que nasceu da necessidade urgente de unir esforços para alcançar a sustentabilidade. Esta atividade está marcada para sexta-feira, dia 22, às 15h30, no auditório do Convento de S. José, em Lagoa.

Há inúmeras organizações com preocupações ambientais e esta ONG assume-se como ponto de encontro do melhor que cada uma delas oferece para o equilíbrio global. A apresentação será conduzida por Eduardo Rego, a conhecida voz da série “BBC Vida Selvagem”.

A atividade do Clube Bonsai do Algarve, a decorrer no sábado, dia 23, tem o objetivo de divulgar esta arte ancestral, promovendo desta forma o gosto pela utilização de espécies autóctones com objetivos ornamentais. Haverá trabalhos ao vivo e pequena exposição.

Este evento de sensibilização e educação ambiental promove, segundo a organização, «atitudes, competências, conhecimentos que permitam a alunos, professores, outros membros da comunidade e agentes educativos interpretar, avaliar e agir no meio para promover uma cidadania ambientalmente equilibrada e responsável».

 

Comentários

pub