Secundárias de Faro, Portimão e Quarteira representam Algarve na final do Parlamento dos Jovens

Sessão final está marcada para 20 e 21 de Maio, no Parlamento, em Lisboa

As Escolas Secundárias Pinheiro e Rosa, de Faro, Drª Laura Ayres, de Quarteira, e Manuel Teixeira Gomes, de Portimão foram as vencedoras da final regional do Parlamento dos Jovens e vão agora representar o Algarve na sessão nacional, marcada para 20 e 21 de Maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

O Algarve será representado pelos jovens deputados eleitos na final regional: Sofia Solayman e Bruno Correia, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Edgar Guerreiro do Carmo e Ivo Duarte Fernandes, da Secundária Drª Laura Ayres, e Pedro Filipe Duarte (porta-voz do distrito de Faro) e Inês Sofia Vilela, da Secundária Manuel Teixeira Gomes.

Na sessão regional, participaram cerca de 60 jovens deputados, representando 14 escolas algarvias: Colégio Internacional de Vilamoura; Escola Básica e Secundária de Albufeira; Nobel International School Algarve – Lagoa, Escola Profissional Cândido Guerreiro – CIPRL, Alte – Loulé; Escola Secundária de Loulé; Escola Secundária José Belchior Viegas – S. Brás de Alportel; Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão; Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira; Escola Secundária Drª Laura Ayres – Quarteira; Escola Secundária João de Deus – Faro, Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – Portimão; Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa, Escola Secundária Pinheiro e Rosa – Faro, Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro.

Os jovens deputados debateram o tema escolhido pela Assembleia da República, para a edição deste ano do programa, “Alterações climáticas: reverter o aquecimento global”, e aprovaram um conjunto de medidas que pretendem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República.

Segundo a delegação do IPDJ, «mais uma vez os jovens algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade apreciável».

A Sessão Distrital, na qual estiveram presentes o diretor regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, o vereador da Câmara de Faro Carlos Baía, o presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e Ilda Silva, chefe da Equipa Multidisciplinar da Direção de Serviços da Região do Algarve – DGESTE, contou, também, com a participação do deputado da Assembleia da República, Luís Graça, que, no início da sessão, respondeu a questões, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional.

 

 

 

Comentários

pub