Ryanair ajuda a renaturalizar Monchique

Companhia aérea vai apoiar ainda os projetos First Climate (Uganda), Irish Whale & Dolphin Group (Irlanda) e Native Woodland Trust (Irlanda)

A companhia área Ryanair vai apoiar o projeto Renaturalizar Monchique, através dos donativos dos passageiros para compensar as emissões de carbono. 

«A Ryanair irá apoiar o projeto Renaturalizar Monchique no restauro de ecossistemas essenciais e terreno danificado, apoiando várias iniciativas», diz a companhia aérea.

Marlene Marques, presidente do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, diz que este «compromisso por parte do setor privado permite à sociedade civil apoiar o restauro de habitats florestais importantes e únicos que haviam sido destruídos pelo incêndio na zona de Monchique».

«Renaturalizar Monchique irá permitir o restauro das paisagens culturais desta zona, um destino turístico de grande relevância a nível nacional e internacional», acrescenta.

«Acolhemos com agrado o compromisso da Ryanair e dos seus passageiros ao apoiar esta iniciativa, em que devolvemos estes habitats vitais a esta área, não apenas pelas espécies que aí florescem, mas também no retorno da área florestal ardida e vegetação da zona ribeirinha que caracterizam esta zona de interesse cultural. Ao estabelecer esta parceria, a Ryanair também apoia a autarquia local a cumprir os requisitos ao abrigo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao prevenir mais degradação do terreno e apoiando os esforços de mitigação das alterações climáticas e fixação de carbono através da plantação de árvores», conclui.

Por sua vez, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, aplaude este compromisso da Ryanair.

«Sendo uma região internacionalmente mais conhecida pela excelência das suas praias e campos de golfe, o compromisso com a Natureza assume a cada ano que passa maior relevância na valorização turística do Algarve. Por isso, aplaudimos o compromisso da Ryanair e dos seus passageiros com a renaturalização da Serra de Monchique, cujos habitats florestais foram recentemente devastados pelo fogo», diz.

«Sem a vontade de todas as partes envolvidas – a organização não-governamental de ambiente GEOTA, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o Turismo do Algarve e outros parceiros locais – além da Ryanair – não seria possível promover o restauro ecológico da terra e das florestas de Monchique em harmonia com o restante território do Algarve, que no seu todo continua a ser o principal destino de férias em Portugal», conclui João Fernandes.

Comentários

pub