Primeira fase de projeto que apoia internacionalização das PME está a chegar ao fim

Na segunda fase, os parceiros do projeto vão monitorizar «a implementação dos planos de ação para os próximos dois anos».

A primeira fase do projeto Intra, apoiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo apoiar a internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME), e do qual a Universidade do Algarve é parceira, está a terminar.

A primeira fase do projeto Intra foi «dedicada à identificação, seleção, validação e transferência de competências, com o objetivo de melhorar as políticas regionais de apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas», segundo explica o CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da academia algarvia.

Na segunda fase, os parceiros do projeto vão «monitorizar as atividades das entidades gestoras das políticas e a implementação dos planos de ação para os próximos dois anos».

No plano de ação, a Universidade do Algarve incluiu a implementação do Algarve Science and Tecnonolgy Park e a parceria Restart entre o CRIA, a ANJE e o NERA.

O projeto Intra – Internationalization of Regional SMEs, cofinanciado pelo Programa Interreg Europe, «tem como missão promover a formulação de políticas baseadas em evidências a nível regional, destacando a importância das parcerias baseadas no modelo da Hélice Quádrupla na investigação e conceção de novos modelos de políticas e instrumentos para a internacionalização das PMEs».

O projeto tem como principais objetivos «fornecer o mapeamento, avaliação e comparação dos diversos serviços de internacionalização disponíveis, apoiado pelas políticas de desenvolvimento regional», realçar as boas práticas e as lacunas com que as PMEs se deparam nos diversos níveis do processo de internacionalização, do ponto de vista dos serviços públicos disponibilizados, das entidades que prestam consultoria empresarial e, sobretudo, das PMEs» e «recomendar estratégias/instrumentos viáveis para aumentar as boas práticas e colmatar as lacunas, no âmbito dos programas de desenvolvimento regional».

O Intra quer ainda «aumentar o conhecimento sobre a internacionalização no contexto empresarial regional, predominantemente através dos parceiros do projeto e dos stakeholders» e «transferir boas práticas através de Planos de Ação regionais, bem como contribuir para as políticas de internacionalização, alinhando-as com as necessidades das PMEs e minimizando as lacunas não colmatadas com os instrumentos existentes».

Comentários

pub