Portimão volta a dedicar três dias ao emprego e ao empreendedorismo

Ofertas de emprego, apoios ao empreendedorismo e oferta formativa para jovens e adultos juntam-se no Portimão Arena

Mais de 50 empresas e entidades públicas vão estar presentes na “Start Work IV – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego”, que vai decorrer entre quinta-feira e sábado no Portimão Arena.

Empresas das mais diversas áreas vão aproveitar para recrutar novos colaboradores durante esta feira, dirigida a jovens a partir dos 13 anos e a adultos.

Além de ofertas de emprego e estágios profissionais, a mostra organizada pela Câmara de Portimão, que tem entrada gratuita, servirá, ainda, para divulgar programas e medidas de apoio ao investimento, formação profissional, ensino secundário normal e profissionalizante e ensino superior, disponibilizadas por empresas e instituições de ensino públicas e privadas, politécnicas e universitárias existentes no município e região do Algarve.

Também estão programadas iniciativas de promoção dos cursos lecionados pelas instituições de ensino representadas e agendados workshops, demonstrações temáticas e sessões de esclarecimento de curta duração.

AKI, Auchan, Leroy Merlin, Luna Hotels & Resorts, Martinhal Family Hotels & Resorts, McDonald’s, Pestana Hotel Group, Pingo Doce, Vila Galé Hotéis, Zoomarine Algarve, assim como a Universidade do Algarve, ISMAT, Instituto PIAGET, DUAL – Qualificação Profissional, GNR, PSP e SEF são algumas das empresas e instituições que marcarão presença.

 

 

Do programa, a Câmara de Portimão destaca a presença de Joana Schenker, bodyboarder algarvia com vários títulos nacionais e internacionais no palmarés, que irá falar dos desafios na alta competição, na quinta-feira, às 12h00, no auditório do Portimão Arena.

Haverá, igualmente, palestras sobre educação e formação, também com relatos na primeira pessoa, a cargo da Universidade do Algarve e da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares DSR Algarve, no mesmo dia, a partir das 15h00.

No dia 22, a “Volta de Apoio ao Emprego” passa em Portimão, com uma sessão dedicada a empresários da hotelaria (10h30) e outra a jovens (15h00), numa parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, «visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade», segundo a autarquia.

A “Volta de Apoio ao Emprego” percorre anualmente diversas localidades do continente e das ilhas, promovendo ações de divulgação de oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego.

No âmbito do empreendedorismo, a incubadora do município, a StartUp Portimão, marcará presença neste certame com um stand, onde apresentará as iniciativas de fomento do empreendedorismo.

Por este espaço vão passar empreendedores, que divulgarão os seus projetos, «numa oportunidade para a comunidade lançar questões e ver esclarecidas dúvidas relacionadas com o desenvolvimento de novas ideias e negócios no âmbito das smart cities, energia, turismo e qualidade de vida».

A “Start Work III – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego” é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, IP e DGEstE – Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares DSR Algarve.

Mais informações sober este evento podem ser obtidas através do telefone 282 470 700 ou do email [email protected].

 

Fotos: Câmara de Portimão

Comentários

pub