Passeio pelo património de Messines assinala data de nascimento de João de Deus

Passeio será guiado por Aurélio Nuno Cabrita

Um passeio interpretativo pelo património edificado de Messines, marcado para este sábado, 9 de Março, vai assinalar a data do nascimento de João de Deus na terra natal do escritor e pedagogo. Esta iniciativa intitulada “Casas e Famílias: as estórias por trás da história”, inicia-se no Largo João de Deus, às 10h00.

O passeio, que promete «transformar a vila num verdadeiro museu a céu aberto», é promovido pelo Lugar Comum e a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e «será uma excelente oportunidade para conhecer a história e as estórias do outro lado do património messinense, pela mão de quem mais sabe sobre o assunto: o investigador de história local Aurélio Cabrita, que há muitos anos se dedica ao estudo deste tema».

A organização do evento lembra que, «em plena Guerra Civil, numa casa humilde de São Bartolomeu de Messines, nascia João de Deus a 8 de Março de 1830. Por esses dias, a aldeia vivia tempos conturbados mas de crescimento, bem visível no tecido urbano que se estruturou ao longo do século XIX».

Muitos dos edifícios que dão forma à vila «e fazem a cenografia das suas ruas foram construídos nesse tempo, em que o poeta era apenas um jovem encantado com a beleza do vale situado nas faldas do Penedo Grande».

«O envolvimento na Guerra (1828-1834), o comércio, a indústria, os casamentos, as famílias, o edificado fazem parte da memória e definem uma identidade que está à vista de todos, mas que nem todos (re)conhecem», sendo esta iniciativa uma boa oportunidade para que possa ser conhecida.

A actividade é gratuita, mas com inscrições em: [email protected]

Comentários

pub