Odemira põe alunos das escolas do concelho a falar de empreendedorismo

Serão cerca de mil os alunos que vão participar nas Jornadas Escolares de Odemira

As Jornadas Escolares de Odemira vão pôr cerca de mil alunos do concelho a falar de empreendedorismo, de 1 a 4 de Abril, no Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio.

Ao longo de quatro dias, será promovida uma Assembleia das Crianças e uma Assembleia Municipal Jovem, nas quais os alunos serão «desafiados a apresentar propostas para o concelho, promover o convívio e a partilha de experiências», segundo a Câmara de Odemira.

Além do tema central, o empreendedorismo, também há espaço para desporto, ciência, cultura e participação cívica nesta Jornadas Escolares.

O dia 1 de Abril será dedicado ao ensino pré-escolar e 1º ciclo. Às 10h00 horas, será promovida a Assembleia das Crianças, com a participação de alunos representantes de todas as escolas do concelho e que irão debater e apresentar temas relacionados com o “Empreendedorismo”.

Com esta iniciativa, autarquia pretende «incentivar as crianças para a participação pública e intervenção na comunidade». Durante a tarde, os mais novos serão convidados a participar em atividades desportivas, de educação ambiental e sobre o tema das Jornadas.

Entre os dias 2 e 4 de abril, as Jornadas serão dedicadas aos alunos do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário. Na terça-feira, dia 2, estarão em foco as Ciências Experimentais e o Território, com atividades desenvolvidas pelo Zoomarine, Associação Buinho, Centro de Ciência Viva de Lagos, Teckies (robótica), Associação PédeXumbo e de educação ambiental.

O terceiro dia das Jornadas, 3 de Abril, será dedicado ao desporto, com destaque para o andebol e orientação. «Haverá atividades de Boccia (organizado pela APCO – associação de Paralisia Cerebral de Odemira), parede de escalada, slide, circuito BTT e tiro com arco», resumiu a Câmara.

Às 21h00 horas, será apresentado o documentário “Quem se importa”, «que acompanha a vida de 19 empreendedores sociais e seus projetos ao redor do mundo e mostra como pequenas atitudes podem mudar a vida de uma ou mais pessoas», seguido de debate, moderado por Hélder Guerreiro.

No dia 4, estará em destaque o tema cidadania e participação. Às 10h00 decorrerá a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira.

«Vários grupos de jovens, em representação das escolas do concelho (2º e 3º ciclo, secundário e profissional), apresentarão aos deputados municipais propostas concretas para o território, relacionadas com o tema “Empreendedorismo”. As Jornadas Escolares de 2019 terminarão com um Concurso de Talentos, a partir das 14h00 horas, onde os alunos mostrarão os seus dotes artísticos», segundo a Câmara.

Durante as Jornadas Escolares estará patente uma Exposição da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que o Município de Odemira integra.

Comentários

pub