Nelson Conceição apresenta novo CD em Loulé

Este era um disco desejado há muito pelo acordeonista

Nelson Conceição lança o seu novo CD “Descobrindo-me” no próximo próximo, dia 17 de Março, às 17h00, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. 

“Descobrindo-me” é um disco desejado há muito por Nelson Conceição. Todavia, a sua dedicação a outras causas musicais, como o ensino, tinha vindo a adiar esse sonho.

Além disso obteve «muitos  prémios», com os seus alunos, e tem feito uma recolha e recuperação do património imaterial relacionado com os seus antepassados, sendo o coordenador do projeto Terra de Acordeão entre 2005 e 2014.

Nelson Conceição também tem sido produtor de diversos trabalhos discográficos, gravando inclusivamente a maioria dos grandes nomes nacionais do acordeão no seu estúdio, colaborando em tradições como as Charolas e Marchas Populares, mas também em projetos de diferentes áreas e contextos musicais quer na área mais popular, como as Moças Nagragadas e Rastemenga, quer numa vertente mais vanguardista como o Mito Algarvio Ensemble Cyneticum.

Por outro lado, todas essas experiências foram enriquecedoras para que este álbum tenha diferentes influências, sendo constituído por temas originais elaborados ao longo dos últimos anos e até premiados internacionalmente.

Oriundo de Bordeira, uma localidade pródiga em grandes acordeonistas, este disco traduz as inspirações e vivências musicais de Nelson Conceição desde a sua infância até ao presente com uma diversidade de géneros musicais que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos, explorando relações entre fado, tango, corridinho e a música erudita, ou ainda o jazz manouche/gipsy.

Aliado a algum virtuosismo e improviso, este trabalho pretende trazer sobretudo uma reflexão emocional e profunda sobre factos e momentos que atearam a criação musical de temas com muito significado como “O último Adeus”, dedicado à sua avó materna, ou “Histórias de um criador”, em homenagem a João Barra Bexiga, entre outros.

Além da parceria com a Câmara de Loulé, a edição deste disco conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de St.ª Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio e Beltuna Portugal.

 

Comentários

pub