Museu Municipal de Loulé adere formalmente à Rede Portuguesa de Museus a 4 de Abril

O Algarve passa a ter oficialmente cinco museus na Rede Portuguesa

O Museu Municipal de Loulé é um dos 15 novos membros da Rede Portuguesa de Museus cuja adesão formal vai ter lugar a 4 de Abril, numa cerimónia marcada para o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com a presença da ministra do Cultura.

Trata-se dos 15 museus cujos processos de credenciação decorreram entre 2015 e 2019 e cuja adesão à Rede Portuguesa de Museus agora se formaliza. A adesão do Museu de Loulé já tinha sido anunciada em 2017.

Além da estrutura algarvia, estarão ainda presentes o Ecomuseu de Barroso (montalegre), o Museu da Cidade de Aveiro, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu do ISEP (porto), o MCCB – O Museu de Todos (Batalha), o MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, o Museu do Douro (Peso da Régua), o Museu de Lamas (Santa Maria de Lamas), a Torre dos Clérigos (Porto), o Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento), o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães), o Museu do Centro Hospitalar do Porto, o Museu da Saúde (Lisboa) e ainda o Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde).

Segundo a RPM, estes mais recentes membros «espelham, através da diversidade da sua tipologia, tutela, dimensão, localização e coleções, a diversidade da própria Rede e, mais do que isso, a riqueza do universo museológico português».

Neste conjunto de 15 novos membros da RPM, contabilizam-se dois museus de arte, cinco museus de território, três museus de ciência e técnica, quatro museus temáticos e um museu misto e pluridisciplinar.

Há ainda museus do norte ao sul do país, de natureza pública e privada, tutelados por Câmaras Municipais, Irmandades, Associações, Fundações e Institutos públicos universitários, bem como museus instalados em edifícios criados de raiz e museus instalados em edifícios centenários, cujo programa museológico é indissociável da reabilitação de património arquitetónico.

«Museus, por fim, mais antigos e outros que há pouco começaram a sua caminhada. Na sua enorme diversidade, todos partilham, porém, uma caraterística, testemunhada pela sua integração na RPM: a vontade de apostar e ver reconhecida a qualidade técnica do cumprimento das funções museológicas e também de integrar um projeto estruturante de trabalho em rede, que valoriza cada museu e o seu conjunto».

Da RPM, já faziam parte o Museu de Portimão, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o Museu Municipal de Faro e o Museu Municipal de Tavira.

 

Lista de museus que aderem agora à RPM:

Ecomuseu de Barroso
Museu da Cidade de Aveiro
Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Museu do ISEP
MCCB – O Museu de Todos
Museu Municipal de Loulé
MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
Museu do Douro
Museu de Lamas
Torre dos Clérigos
Museu Nacional Ferroviário
CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Museu Do Centro Hospitalar Do Porto
Museu da Saúde
Museu de Aguarela Roque Gameiro

 

 

Comentários

pub