Museu de Olhão inaugura exposição de rua “Porque o mar também se faz em terra”

Exposição junta fotografias de autores que nasceram ou viveram em Olhão no séc. XIX e no séc. XX

O Museu Municipal de Olhão vai inaugurar esta quinta-feira, às 17h00, a exposição fotográfica de rua “Porque o mar também se faz em terra”. A mostra estará patente no Largo da Restauração, frente ao Edifício do Compromisso Marítimo, que alberga o museu.

A exposição reúne «um conjunto de imagens, compostas por fotografias e textos, cujos autores nasceram ou residiram em Olhão de meados do séc. XIX até ao séc. XX».

«Pelos seus olhares e pela sua escrita, são partilhados alguns momentos daqueles que ficam em terra: vizinhos que confraternizam na rua, homens que se juntam na taberna, ou centenas de olhanenses que comemoram a revolução do 25 de Abril no Largo da Restauração», segundo a Câmara de Olhão.

 

A inauguração da mostra insere-se nas comemorações Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, celebrado a 28 de Março.

Para o Museu Municipal de Olhão, «a história de uma cidade inscreve-se no seu Centro Histórico».

«Regra geral, corresponde à área mais antiga da cidade e assume importância geográfica, económica e social relativamente ao seu entorno. É um espaço dinâmico. O Centro Histórico de Olhão testemunha essa realidade. Nasceu da relação das suas gentes com o quotidiano das lides marítimas. Uma relação de trabalho e de ócio que se foi construindo ao longo do tempo com recuos e avanços», acrescenta o espaço museológico olhanense.

Comentários

pub