Março na Cidade Europeia do Desporto vai ter basquetebol, triatlo e muito mais

Mês repleto de eventos em Portimão

Basquetebol, triatlo e paraquedismo são apenas alguns dos destaques de Março no âmbito da programação de Portimão Cidade Europeia do Desporto. 

As iniciativas começaram de forma simbólica logo na manhã desta sexta-feira, dia 1, com um desfile carnavalesco pelas ruas de Portimão inspirado na temática desportiva, no qual participarão cerca de 1300 crianças das escolas do concelho.

Em termos de destaques, a programação oficial abre com o 14º Campeonato Nacional de Freefly, primeira prova da 14ª Taça de Freefly e de VQL, a decorrer nos dias 2 e 3 no Aeródromo Municipal de Portimão e organizado pela Federação Portuguesa de Paraquedismo e pela Skydive Algarve.

Entre 11 e 17 de Março, realiza-se no Complexo Municipal de Ténis o Future – Torneio Internacional masculino com 15 mil dólares em prize money, sob organização do Clube de Ténis Portimão e Rocha.

Outro relevo pertencerá à 3ª Algarve Boxe Cup Portimão, que terá lugar de 29 a 31 de Março no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, sob responsabilidade da Associação de Boxe do Algarve e da Escola de Boxe de Portimão.

Marcado para o fim de  semana de 23 e 24 de Março, o Nacional de Clubes de Triatlo em masculinos e femininos integra estafetas mistas e decorrerá na Marina de Portimão, numa organização conjunta entre a Federação Portuguesa de Triatlo, a Câmara Municipal e a Portinado – Associação de Natação de Portimão.

Quanto à Final 8 da Taça de Portugal em Basquetebol Masculinos, reunirá no Portimão Arena, de 14 a 17 de Março, as melhores equipas nacionais, nomeadamente Benfica, FC Porto, Oliveirense, Ovarense, Lusitânia, Terceira Basket, Imortal e Barreirense. A prova é promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Referência ainda para o Spring Boogie Skydive Algarve, a ter lugar no Aeródromo Municipal de Portimão nos dias 25 e 26, bem como para o Oficial Tests BSB British Superbikes, agendado para 17 e 18 de Março no Autódromo Internacional do Algarve, com organização conjunta da Parkalgar e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

O mês do Março Jovem será pautado por competições para todos os gostos e pela possibilidade de os interessados experimentarem algumas práticas desportivas, em grande parte dirigidas às crianças e aos jovens, como sucederá na Ria de Alvor para quem deseje praticar paddle, canoa e windsurf, por iniciativa do Clube Naval D. João II. Ainda nesta vertente, a Associação de Capoeira do Distrito de Faro faculta aulas abertas ao longo de todo o mês.

Muito preenchido será o dia 2 de Março, no qual decorrerão o 2º Aquatlo Jovem de Alvor, a realizar no Complexo Desportivo e na Ria de Alvor, sob organização da O2 – Associação Desportiva e Cultural de Portimão, o Torneio de Tiro ATP, marcado para a mesma data na Academia de Tiro de Portimão, a cargo da Associação de Tiro de Portugal, bem como a Gala de Patinagem Artística que terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão e será promovida pela Escola de Patinagem de Portimão.

No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, as propostas são bastante variadas e pautam-se pela abrangência de todos os estratos etários, sendo de anotar a mega aula solidária de zumba no dia 2, a efetuar nas instalações do Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, a ação “Ama-te: yoga e relaxamento para mulheres”, na data simbólica de 8 de Março e marcada para o espaço TAY-Terapias, Arte Yoga Studio.

Há também a iniciação Trail Jovem (9 de Março no Portimão Arena), promovida pela Associação Trail Runners Portimão, um workshop de Capoeira (9 e 10 de Março no espaço Cross Arade), a realizar pela Associação de Capoeira do Distrito de Faro e Associação Portuguesa de Capoeira, o Triatlo Pais e Filhos (19 de Março no Complexo Desportivo de Alvor) por iniciativa do Colégio da Penina, o Open Day de BMX Race (31 de Março no Parque da Juventude) pelo Clube Bicross de Portimão e a Maratona/Masterclasse de Zumba (31 de Março no Pavilhão Desportivo de Montes de Alvor) a realizar pela Câmara Municipal.

Também constam da agenda o Torneio Inter-Escolas em Ténis de Mesa, a 13 de Março no Polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a comemoração de mais um aniversário do Complexo Desportivo Alvor (dia 16), a primeira etapa do 2º Troféu BTT de Resistência “Cidade de Portimão 2019” (dia 17), os Encontros Regionais do Desporto Escolar de Vela (22 de março), o Torneio de Xadrez “Março Jovem” (23 de Março), o Circuito Regional de Surf da Praia da Rocha (dias 23 e 24) e o Campeonato Regional Infantil, Iniciado e Juvenil de Karaté (24 de Março).

No que toca à componente da formação, que constitui uma das grandes apostas na programação da CED 2019, são de realçar a mesa redonda sobre futsal marcada para as 21h00 desta sexta-feira, 1 de Março, no auditório do Museu de Portimão.

Organizada pela APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, juntará Rui Cruz, comentador desportivo de futsal, João Benedito, ex-jogador profissional, Ana Catarina, vice-campeã europeia da modalidade, Rúben Guerreiro, árbitro de 1ª Categoria de Futsal da Associação de Futebol do Algarve), Luís Conceição, selecionador nacional de futsal Feminino, e Pedro Dias, membro da direção da Federação Portuguesa de Futebol. A moderação estará a cargo de Nuno Mendes, diretor de eventos ligados ao futsal e ao futebol de praia.

Amanhã, o mesmo espaço recebe a ação formativa “Eu Performance – Gestão da carreira do atleta”, uma iniciativa do Lab Coach e da Câmara de Portimão que contará com a presença do antigo guarda-redes João Benedito. Merecem ainda referência as terceiras Jornadas do Arade, que, entre 8 e 9 de Março, debaterão no Museu de Portimão alguns aspetos relacionados com a CED 2019, sob organização da associação Teia d’ Impulsos.

Do programa de formação constam as seguintes ações: “Resposta Feminina: Aula de defesa pessoal e conferência” (7 de Março no Hotel Júpiter, com organização da Associação Potencialmente Algarve); “Gerir e dirigir: Gestão e dinamização de organização desportiva” (9 de Março) e “Educadores no Desporto – Treino de competências emocionais” (15 de Março), ambas a decorrer no Clube Naval de Portimão por iniciativa conjunta entre o Lab Coach e a Câmara; “Liderar no Desporto – Planeamento & Comunicação” (16 de Março no Museu de Portimão, com organização do Lab Coach e da autarquia local; “Desporto e Atividade Física Acessível – Boxe” (21 de Março no Centro de Treino de Boxe, promovido pela Teia D’Impulsos); e o Curso de Nadadores Salvadores (21 a 30 de Março) marcado para o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, a cargo da Associação de Nadadores-Salvadores do Barlavento Algarvio.

São ainda de salientar o Estágio Técnico/Pedagógico de Patinagem Artística (3 a 6 de Março no Pavilhão Desportivo dos Montes de Alvor, a levar a cabo pela Escola de Patinagem de Portimão), o Encontro Nacional de Centros de Formação de Surf (7 a 9 de Março na Área Desportiva da Praia da Rocha, pela Escola Secundária Poeta António Aleixo), e o workshop de experimentação de vela e windsurf “Bemposta à Vela” (11 a 29 de Março no Rio Arade e na Praia da Marina), a organizar pelo Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Merecem igualmente figurar nesta agenda mensal outros eventos de índole formadora, como são a iniciativa “Nutrição & Suplementação” (23 de Março no Museu de Portimão, com organização do Lab Coach e da Câmara), o Curso Elementar de Juízes de Natação (23, 24 e 30 de Março no Clube Naval de Portimão, numa ação da Associação de Natação do Algarve) e o Encontro Nacional de Marcha e Corrida – Zona Sul, que inclui uma palestra sobre nutrição e realiza-se na manhã de 31 de Março na zona ribeirinha de Portimão, da responsabilidade da Câmara Municipal.

Em paralelo, existe ao dispor da população, em particular os seniores, todo um conjunto de equipamentos urbanos destinados ao exercício físico, nomeadamente diversos espaços geriátricos espalhados pelo concelho.

Porque não é só de atividades desportivas que se faz o calendário da CED 2019, são de realçar a exposição “Mascotes Olímpicas: de talismãs a símbolos de identidade”, que poderá ser vista no Museu de Portimão entre 16 de Março e 21 de Abril, o percurso natural “Varandas sobre o Mar”, que no dia 23 dará a conhecer a flora e a fauna da Ponta João d´Arens, o 4º Encontro dos Urban Sketchers em Portimão, marcado para 31 de Março, ou as primeiras Olimpíadas do Arade de Jogos Tradicionais, a 10 de Março na zona ribeirinha de Portimão.

Comentários

pub