Mar agitado e ondulação forte atingem a costa sul do Algarve

É preciso ter «sempre presente que, nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras»

Temporal na costa sul do Algarve / arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A previsão do estado do mar prevê um agravamento excecional das condições de vento e agitação marítima entre o dia de hoje, 26 de Março, e a madrugada de segunda-feira, na costa Sul do Algarve, devido a um forte evento de “Levante”, alertaram a Autoridade Marítima Nacional e Marinha.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante sudeste, com altura significativa, que poderá atingir os 4 metros e período médio a variar entre os seis e os sete segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 70 km/h e rajadas acima de 100 km/h.

Por isso, Autoridade Marítima e Marinha recomendam o «reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos».

Aconselham igualmente que «os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica, dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha, relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações das Capitanias sobre as condições de acesso aos portos».

À população em geral que frequente as zonas costeiras, aconselham que «se abstenham da prática de passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco».

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma «atitude vigilante».

Autoridade Marítima e Marinha desaconselham «vivamente» a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas. É preciso ter «sempre presente que, nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras».

 

 

Comentários

pub