Mãe Soberana, caminhadas e Dino d’Santiago convidam a sair de casa em Abril

Em Abril… eventos mil na região

A Festa da Mãe Soberana, em Loulé, o Walking Festival Ameixial, o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão e um concerto de Dino d’Santiago, em Faro, são propostas para sair de casa em Abril. 

Todos os anos, milhares de crentes e turistas visitam Loulé para acompanhar as festividades da Mãe Soberana e este ano não será exceção.

Dia 21 decorre a Festa Pequena que se prolonga por 15 dias de celebrações litúrgicas até ao dia da Festa Grande (5 de Maio), o ponto alto de toda a festividade.

Também no dia 21, a Festa das Tochas Floridas, em São Brás, volta a sair à rua para animar o Domingo de Páscoa da comunidade e dos turistas que ali se deslocam.

Porque estamos precisamente em mês de Páscoa, além destas comemorações, o “Guia Algarve” conta ainda com muitos outros eventos religiosos ao longo da região, como a Adoração da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, na Igreja Matriz de Paderne, no dia 19 (21h00) ou a Eucaristia Solene da Páscoa e Procissão da Ressurreição do Senhor em Portimão, com saída da Igreja Matriz no dia 21 (10h00).

Em Abril, o guia destaca também o 7º Walking Festival Ameixial. Durante três dias (26, 27 e 28) haverá caminhadas, palestras, workshops e até música, num projeto integrado no “Algarve Walking Season”.

No desporto, será tempo do Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade “Terras do Infante”, de 5 a 7, em Lagos. Pelo terceiro ano consecutivo, Lagos será palco da Taça da Europa com três dias de provas de patinagem de velocidade de grande qualidade, com equipas de várias partes do mundo.

Em Quarteira, terá lugar uma das mais prestigiadas provas de Triatlo em Portugal – o 2019 ETU Quarteira European CUP -, nos dias 27 e 28. O evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros de 35 países, mas também com os melhores triatletas nacionais. O Triatlo Internacional de Quarteira está inserido desde 2009 na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal.

Dino D’Santiago é cabeça de cartaz na música, num concerto marcado para o Teatro das Figuras, no dia 20.

Além do cantor quarteirense, o Algarve ouvirá este mês, no dia 5, em Albufeira, Viviane, que interpretará Piaf através da versatilidade da sua voz. Já nos dias 12 e 13, Faro recebe, no Teatro Lethes (21h30), o 6.º Festival Internacional de Blues de Faro, com participações de Li’l Twister, Little G Weevil, Guitar Not So Slim e os Budda Power Blues.

Em Loulé, volta o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, um festival singular que fomenta cruzamentos e diálogos criativos entre a música de cariz experimental e os universos da imagem e das artes visuais, bem como abordagens exploratórias em torno da arte sonora. Para ver nos dias 12 e 14 em vários espaços da cidade.

A peça “Os vizinhos de Cima” (dia 11 no Teatro das Figuras, Faro, às 21h30), a exposição de arte têxtil “Um olhar sem fim” (dia 27 na Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira) e o concurso de jovens bailarinos Dançarte – Algarve International Dance Competitions (de 6 a 9, no Teatro das Figuras) são outras sugestões culturais para turistas e residentes.

O programa cultural 365 Algarve também tem eventos a apresentar em Abril. Mário Laginha e o Quarteto de Matosinhos, no Cineteatro Louletano, dia 18 (21h30), e a Traversée com Tatiana Mosio, em Aljezur, em mais um projeto do Lavrar o Mar, no dia 21 (16h30), são iniciativas imperdíveis.

A 5ª edição do Festival Internacional Encontros do DeVIR não só preenche a agenda com diversos espetáculos de dança, como é o caso de Collective Loss of Memory (República Checa), dia 20, no Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro (21h30), como também se faz notar em exposições de artes plásticas.

Apresentação Ficlo 2019_CMO

Já no cinema pode participar no FLICO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (de 4 a 13), festival em primeira edição que coloca em diálogo o cinema e a literatura e que inclui, além de filmes e de uma secção competitiva, oficinas de escrita, performances e passeios fílmicos (ver programa aqui). Ou então ver o cine-concerto Video Lucem – “Um Grito na Noite”, dia 12, em Alcoutim, com sonoplastia ao vivo a partir do guião original do filme “Um grito na Noite”.

Ainda no âmbito do “365Algarve” poderá desvendar a região através de diversas visitas encenadas ao passado histórico de Loulé, Castro Marim e Faro ou assistir à peça de teatro Elastic, no cenário improvável da ilha da Culatra (dia 26, às 18h00).

Editado pela Região de Turismo do Algarve, o “Guia Algarve” é uma publicação bilingue (português e inglês) com uma tiragem de 50 mil exemplares e distribuição gratuita em hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-car, campos de golfe da região.

Comentários

pub