Ligação da Barragem de Vale do Gaio ao Alqueva não resolve problema da seca

Seca ameaça «atividade económica da região, em particular os agricultores, empresários e trabalhadores ligados ao setor do arroz»

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal esclareceu, em comunicado, que a ligação da Barragem de Vale do Gaio ao Alqueva, concretizada na sexta-feira, é «insuficiente para resolver o problema da seca no concelho».

Segundo aquela autarquia alentejana, a Bacia Hidrográfica do Sado tem vindo a enfrentar uma situação de seca, «que ameaça a atividade económica da região, em particular os agricultores, empresários e trabalhadores ligados ao setor do arroz».

«Essa situação, infelizmente, não são se alterou nos últimos dias», pelo que a Câmara Municipal de Alcácer «reitera a sua preocupação pela falta de respostas adequadas para enfrentar a seca registada na bacia hidrográfica do Sado».

A ligação entre Vale do Gaio e Alqueva foi concretizada «na sexta-feira passada, «depois de quase dois anos de insistência do município e associações de produtores de arroz».

A ligação entre Vale do Gaio e o Alqueva permite trazer a esta barragem dois milhões de metros cúbicos de água, mas, segundo a autarquia, trata-se de «um valor manifestamente insuficiente para suprimir as necessidades de água da região, uma vez que a capacidade total desta barragem é de 60 milhões de metros cúbicos, estando neste momento esta infraestrutura com 50% da sua capacidade».

Por isso, insiste com o ministro da Agricultura para a «urgência da ligação da barragem do Alqueva ao Pego do Altar, que não está executada e que representa uma alternativa numa barragem que tem uma capacidade de 90m3 e que abastece a maioria dos produtores de arroz».

A Câmara de Alcácer do Sal afirma ainda lamentar que «o ministro da Agricultura esteja mais interessado em criticar» a ação da autarquia e termina manifestando-se «disponível, como sempre esteve, para dialogar e trabalhar de perto com o Governo e todas as entidades competentes para encontrar as melhores soluções para resolver os problemas que afetam todos aqueles que vivem, investem ou trabalham no município e na região do Vale do Sado».

Comentários

pub