Lagos atribui subsídios de 15 mil euros à cultura, pesca e juventude

Decisão foi tomada pela Câmara na reunião de 6 de Março

A Câmara de Lagos decidiu atribuir subsídios de quase 15 mil euros para apoiar atividades relacionadas com a pesca artesanal, a cultura e a dinamização de atividades para jovens. 

À Associação de Armadores da Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, a autarquia aprovou atribuir um subsídio de 4 mil euros que se destina a comparticipar a atividade da associação, reconhecendo a importância desta no apoio aos armadores e pescadores e atendendo ao interesse estratégico que a pesca artesanal tem para o desenvolvimento do Município.

Esta entidade sem fins lucrativos foi fundada em 1988, chegando a atingir 130 embarcações associadas, um número que desceu nos últimos anos, fruto das alterações no setor, para as cerca de 70 embarcações. Mais de metade dos associados são de Lagos, assim como as respetivas tripulações.

Entre os serviços prestados pela associação encontram-se as questões inerentes aos cartões de operador, certificados da lotação, arqueações, cartões de gasóleo, licenças de estação, licença de pesca, motorizações, novas embarcações, modernização das mesmas, candidaturas a subsídios, apoio a linhas de crédito, aquisição e venda de embarcações, entre outras áreas inerentes a uma embarcação de pesca e de grande utilidade para os armadores e os pescadores.

Já para o projeto Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, a Câmara decidiu dar um apoio de 8 mil euros.  Promover o intercâmbio cultural e de experiências entre os participantes desta iniciativa, em que jovens de outros países também participam, é o objetivo do Encontro Internacional da AGA – GUITART que Lagos irá receber nos próximos dias 12 a 18 de Abril.

Desta vez o encontro acontece com uma orquestra juvenil alemã e culminará com a apresentação de um concerto, agendado para o dia 17 de Abril, no Auditório do Centro Cultural de Lagos, e este subsídio destina-se a apoiar o evento.

A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve – desde a primeira hora apoiada pelo Município e pela Junta de Freguesia (atualmente União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João) – «tem permitido fomentar o gosto pela aprendizagem e pela prática da música fora dos grandes centros urbanos da região, proporcionando, no caso do concelho de Lagos e através do polo de Barão de São João, aos jovens residentes nas zonas mais rurais e interiores, uma resposta de educação não-formal de reconhecido interesse e utilidade», diz a Câmara de Lagos.

Quem irá receber igualmente apoio financeiro por parte do Município, no caso 3500 euros, são as associações de estudantes das escolas secundárias de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), como contributo para a organização e produção do evento anual “Miss & Mister GilDantas”, a realizar no próximo dia 22 de Março.

Trata-se do maior evento juvenil promovido pelas associações de estudantes de Lagos, numa organização que tem vindo a melhorar de ano para ano, primando pela criatividade e qualidade de produção, com mais de 1200 pessoas a assistir.

Comentários

pub