Já abriu o Circuito Educativo do Parque de Desporto e Lazer dos Pinheiros de Marim

Circuito inclui seis painéis, distribuídos pelo maior pulmão verde da cidade, que disponibilizam informação sobre a flora e fauna autóctones e plantas invasoras

O Circuito Educativo do Parque de Desporto e Lazer de Pinheiros de Marim, em Olhão, abriu esta quinta-feira, 21 de Março, Dia Mundial da Árvore.

«Trata-se de um conjunto de seis painéis, distribuídos pelo maior pulmão verde da cidade, que disponibilizam informação sobre a flora e fauna autóctones, plantas invasoras e, de uma forma geral, visam incutir em miúdos e graúdos o respeito pela natureza e pelo ambiente», diz a Câmara de Olhão.

«Foram, igualmente, instalados, em vários locais do Parque de Desporto e Lazer, caixas que se destinam a facilitar a nidificação de aves insetívoras, que se alimentam da processionária, ajudando, assim, no controlo desta praga».

Esta atividade, da responsabilidade da Câmara de Olhão, «pretende promover conteúdos educativos no âmbito da literacia ambiental, mas também aproveitar, ainda mais, as potencialidades do Parque de Desporto e de Lazer dos Pinheiros de Marim, através da estruturação de um circuito ambiental educativo, criando uma sala de aula ao ar livre que aproxime as crianças das riquezas naturais da região», diz a autarquia.

O Circuito Educativo insere-se no projeto “Há vida nos Pinheiros de Marim”, com que a Câmara pretende estimular a ligação das crianças com a natureza.

Num primeiro momento, há lugar a uma atividade em contexto de sala de aula, após a qual as crianças do concelho têm oportunidade de visitar o Parque de Desporto e Lazer dos Pinheiros de Marim, de forma a promover a experimentação e a aprendizagem através da observação e do contacto direto com a natureza.

A abertura coube a duas turmas do 3º ano, das escolas do Largo da Feira e N.º5. Ao longo das próximas semanas, todas as turmas do 4º ano do concelho terão oportunidade de percorrer o circuito.

O Parque de Desporto e Lazer dos Pinheiros de Marim é um espaço localizado em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

A vegetação, típica do Mediterrâneo, esconde trilhos convidativos para a realização de caminhadas.

Existe, igualmente, um ginásio a céu aberto, com diversos aparelhos de manutenção física, além de três percursos distintos, que proporcionam a atmosfera perfeita para a prática de atividade física e para o combate ao stress do quotidiano, em plena natureza.

Um parque de merendas, um parque infantil, um parque canino com mais de 4.000 metros quadrados, uma zona desportiva e, agora, o Circuito Educativo, complementam esta área de desporto e lazer localizada às portas da cidade de Olhão.

 

Comentários

pub
pub