Fuzeta e Ílhavo geminam-se para homenagear passado comum

Muitos pescadores da Fuzeta e de Ílhavo foram companheiros de faina, nos barcos de pesca de bacalhau

A freguesia de Moncarapacho e Fuzeta, do concelho de Olhão, e a sua congénere de São Salvador, de Ílhavo, vão oficializar a geminação entre a Fuzeta e Ílhavo, que permitirá unir «duas localidades piscatórias com muitas afinidades, desde há vários séculos».

A cerimónia vai decorrer em Ílhavo, a 18 de Maio, e contará com a participação de antigos pescadores da pesca do bacalhau e seus familiares, residentes na Fuzeta, «que terão oportunidade de confraternizar com antigos camaradas daquela localidade e visitar o Museu Marítimo, que guarda muitas memórias desses tempos da chamada “faina maior”», segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

«A ligação mais significativa entre as duas localidades é a pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Em quase todas as ruas e casas da Fuzeta e de Ílhavo existem memórias desses tempos e a tripulação de muitos navios bacalhoeiros era constituída, sobretudo, por pescadores das duas localidades, que ao longo dos tempos estabeleceram uma forte ligação de amizade e camaradagem, consolidada na dura tarefa da pesca à linha nos dóris e depois à noite a bordo do navio, nos trabalhos de preparação e conservação do peixe. Criaram-se assim laços de amizade, que mais tarde se estenderam também aos seus familiares», descreve a autarquia.

O próprio meio físico onde se situam as duas localidades é semelhante, tendo em conta que ambas se situam junto de zonas lagunares, com os seus esteiros e sapais. A Fuzeta ergue-se junto da Ria Formosa, com acesso ao mar pela barra, e Ílhavo está situada na Ria de Aveiro, com acesso ao mar pelo canal.

As salinas, a produção de sal e a sua preparação para ser comercializado, são outro ponto em comum entre as duas localidades, «sendo igualmente similar a existência e o trabalho dos mariscadores e viveiristas, que têm o seu ganha-pão nas rias».

«Estas afinidades e ligações são uma forte razão para esta geminação, que irá permitir no futuro um intercâmbio de atividades de âmbito social, cultural e desportivo, entre outras», conclui a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

Comentários

pub