Folia do Carnaval anima Albufeira

Hoje há desfile infantil

Desfiles, bailes de máscaras e carros alegóricos. A folia do Carnaval vai animar o concelho de Albufeira até à próxima quarta-feira, 6 de Março. 

O ponto alto do programa vai para o Carnaval de Paderne, um dos festejos mais tradicionais do Algarve, que este ano celebra a 31ª edição.

Nos dias 3 (domingo) e 5 (terça-feira de Carnaval), entre as 14h00 e as 18h00, foliões vestidos a rigor e carros alegóricos irão percorrer o interior da povoação, num desfile bastante animado, que este ano tem como tema “Deixa-te de Estórias”.

O Carnaval de Paderne é organizado pela Casa do Povo de Paderne, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia da localidade. Conta ainda com a colaboração de vários particulares, associações locais, Crédito Agrícola e jornal “A Avezinha”.

Em Albufeira, também há animação para todos os gostos. Os bailes de Carnaval estão de regresso ao Espaço Multiusos (EMA), nos dias 2 e 4 de Março, das 20h00 às 3h00, e no dia 5, das 16h00 às 20h30, com uma matiné e concurso de máscaras para os mais pequenos.

A organização é da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com o apoio da Câmara de Albufeira, em parceria com os Bombeiros Voluntários, Clube Desportivo e Cultural de Albufeira, Clube Desportivo das Areias de São João e APEXA. A entrada é livre.

Os mais pequeninos também gostam de brincar ao Carnaval e de mostrar que sabem vestir a pele de várias personagens, representadas através de bonitos fatos coloridos, resultado do empenho e criatividade conjunta de alunos, pais, educadores e auxiliares de educação de Creches e Infantários do concelho, que todos os anos participam nos festejos próprios da época.

Quase 500 crianças vão entrar na folia do Carnaval e participar num animado desfile, desde a Avenida 25 de Abril, passando pelo Largo Eng.o Duarte Pacheco e pela Avenida da Liberdade, até à Praça dos Pescadores.

Na sexta- feira, 1 de Março, às 15h00, os figurantes de palmo e meio prometem dar vida a um animado espetáculo com o tema “A Arte sai à Rua”.

Este ano, as escolinhas participantes são: Infantário e ATL “Os Piratas”, da Cooperativa de Consumo e Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Albufeira, Jardim de Infância “Os Palmeirinhas”, do Centro Paroquial de Paderne, Creche e Jardim de Infância “Academia dos Marinheiros”, Centro Infantil “Quinta dos Pardais”, da Santa Casa da Misericórdia, “O Búzio” e “os Amendoinhas”, da Fundação António Silva Leal, “O Grãozinho d’Areia”, “O Barquinho Dourado” e “Eden Montessori International School”.

As Escolas Básicas do 1º ciclo de todo o concelho também vão realizar os seus Desfiles de Carnaval durante a manhã de sexta-feira, 1 de Março. As crianças irão trajadas com os seus disfarces favoritos e cada escola irá realizar o
seu próprio cortejo, onde não faltarão confetis, serpentinas e música típica da quadra.

Na freguesia de Ferreiras vai haver um Desfile de Carnaval Trapalhão, nos dias 3 e 5 de Março, entre as 15h00 e as 17h00, desde a Rua da Estação, percorrendo a Avenida 12 de Julho até ao Mercado Municipal.

Os foliões vão dançar ao som de música tradicional portuguesa e trazer para a rua objetos típicos da região para mostrar aos mais novos e reavivar as tradições locais. Estão todos convidados a participar neste desfile sem tema, onde cada um poderá vir mascarado do que quiser. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Ferreiras.

Em Olhos de Água, festeja-se o Enterro do Entrudo, um ritual pagão secular, que encerra os festejos carnavalescos e um período de folia.

Segundo a tradição, na noite de Carnaval, a rapaziada corre em cortejo as principais ruas da vila, levando numa padiola um defunto fictício e nas mãos os fachuqueiros ou “chafusqueiros” (pedaços de palha de centeio atados para que não queimem depressa demais) a arder.

No dia 6 de Março, às 20h30, a ACRODA – Associação Cultural e Recreativa de olhos d’Água reaviva o Enterro do Entrudo, que tem início no Mercado Municipal de Olhos de Água, seguindo depois pela estrada de Albufeira rumo à praia, passando pela rua 25 de Abril. Depois, na praia, será feita a leitura do testamento, dando-se, de seguida, fogo ao Entrudo, representado por um boneco.

Comentários

pub
pub