Festival Levantarte leva danças para todos os gostos a Lagoa

Iniciativa é organizada pela associação Ideias do Levante

O IV “Levantarte” – Festival de Dança de Lagoa decorre de 8 a 13 de Abril e o público poderá apreciar vários estilos, desde o ballet, passando pelo folclore e street dance

Este festival contempla a realização de vários workshops/aulas (de que é exemplo o projeto “Lagoa a Dançar”) e de um espetáculo não competitivo, multidisciplinar, em formato de “mostra de dança”, no dia 13 de Abril, às 21h00, no Auditório Carlos do Carmo.

Esse espetáculo contará com os seguintes participantes: Rancho Folclórico do Calvário, STARS Dance School, Zhar Louz, CAB, entre outros convidados.

Através da apresentação dos vários trabalhos coreográficos, o público poderá apreciar vários estilos de dança, tais como: dança oriental, ballet, jazz, street dance, folclore, entre outros.

O nome do festival foi escolhido, jogando com vários sentidos e significados, tais como “Levantar a Arte”, “Levantar-te”, ou ainda, “Arte do Levante”.

Este festival, organizado pela associação Ideias do Levante, tem como principais objetivos «contribuir para diversidade da oferta cultural de Lagoa, promover o reconhecimento da importância da diversidade cultural, gerar momentos de encontro entre artistas, organizações e público e oferecer às escolas, associações, grupos ou singulares que desenvolvam atividade na área da dança, no concelho, uma oportunidade para promoverem o seu trabalho (e ver o seu trabalho reconhecido)».

Além do convite aberto às entidades do concelho de Lagoa, a organização poderá convidar uma escola, associação, grupo ou bailarino que desenvolva a sua atividade relacionada com a dança fora do Município.

O projeto “Lagoa a Dançar”, lançado pela Ideias do Levante há alguns anos, foi agora incluído na programação do Festival de Dança de Lagoa, com o intuito de proporcionar aos eventuais interessados, uma semana de acesso gratuito a aulas de demonstração e de workshops relacionados com dança.

Todas as atividades de formação/demonstração destinam-se a maiores de 16 anos, à exceção do workshop de Danças Europeias que se destina a crianças (+8), adolescentes e adultos e da aula de Jazz/Show Dance que se destina a crianças (+10) e adolescentes.

Cada atividade prevê uma lotação máxima de 25 participantes. A participação nestas atividades de formação/demonstração é gratuita mas é necessária inscrição prévia que pode ser feita aqui.

O espetáculo de encerramento é recomendado para maiores de 6 anos e terá uma lotação máxima de 296 lugares. O bilhete custa 6 euros, sendo que existe um desconto de 20% para portadores do Passaporte Cultural de Lagoa. Mais informações podem ser obtidas ligando para o 282380452.

Esta iniciativa conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa, União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Pastelaria Algarve, Balance Cafe, Estorninho.biz, Photos4Life, Inforarte, escolas e grupos participantes, entre outros.

 

Programação:

Segunda-feira, dia 8 de Abril, 19h00-21h00
Workshop de Danças Europeias
Centro de Estudos e Formação de Lagoa (Sala Polivalente)

Terça-feira, dia 9 de Abril, 21h00-22h00
Ensaio aberto de Rancho Folclórico
Sede do Rancho Folclórico do Calvário

Quarta-feira, dia 10 de Abril, 19h00-20h00
Aula aberta de Dança Oriental
Centro de Estudos e Formação de Lagoa (Sala Polivalente)

Quinta-feira, dia 11 de Abril, 18h00-19h00
Dança Jazz/Show Dance
Carvoeiro Clube de Ténis

Sexta-feira, dia 12 de Abril, 18h30-19h00
Demonstração de Salsa Cubana
Centro de Estudos e Formação de Lagoa (Sala Polivalente)

Sábado, dia 13 de Abril, 21h00
Espetáculo de Encerramento
Auditório Carlos do Carmo (Lagoa)

Comentários

pub