Festival Holi ajuda a integrar imigrantes na Zambujeira do Mar

Festival Holi é uma tradição Hindu que celebra o início da Primavera

O Festival Holi, que vai recriar a tradição Hindu de celebrar a Primavera, está marcado para o próximo dia 16 de Março, a partir das 15h30, na Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.

A Câmara de Odemira, que promove o festival, pretende, com este evento, «promover a aproximação de culturas e a integração dos imigrantes locais».

«O Festival Holi acontece na Índia, no Nepal e em vários outros países, durante as celebrações do início da Primavera. Neste festival Hindu, também conhecido como Festival das Cores, a Primavera é recebida com música, cores e muita alegria, como forma de simbolizar a vitória do Bem (Primavera) contra o Mal (Inverno). Durante a celebração do Holi, os participantes pintam-se e lançam pó colorido ao ar (chamados Gulal)», explica a autarquia.

«A organização convida a população a aderir a este festival de celebração da Primavera e participar na festa das cores», acrescenta a autarquia.

Este Festival Holi conta com o apoio das Juntas de Freguesia de S. Teotónio e de Vila Nova de Milfontes, da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Zambujeirense e do projeto GiraMundo da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.

Comentários

pub