Faro vai ter Rede Solidária do medicamento

Câmara de Faro assumirá o valor de 100 euros de comparticipação por cada beneficiário identificado

Créditos: Depositphotos

Faro vai ter uma Rede Solidária do medicamento, após ter sido aprovado, por unanimidade em reunião de Câmara, um protocolo de colaboração para a implementação do “Programa Abem” no concelho.

Este programa é uma iniciativa da IPSS Dignitude, entidade responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do referido programa, destinado a todos os cidadãos que, em Portugal, se encontrem numa situação de carência económica que os impossibilite de adquirir medicamentos comparticipados que lhes sejam prescritos por receita médica.

Incluem-se como potenciais beneficiários deste programa todos os indivíduos em situação de carência económica no geral ou decorrentes de situações de desemprego repentino ou ainda de confronto com doença incapacitante, entre outros casos.

Com a assinatura deste protocolo, o concelho de Faro passará a estar abrangido pelo programa e a Câmara Municipal continuará a realizar o seu trabalho enquanto entidade referenciadora que identifica e faz a avaliação socio-económica dos agregados que serão indicados, quando elegíveis, à Associação Dignitude, para que, de acordo com o estipulado no protocolo, sejam emitidos os respetivos cartões de beneficiários.

A Câmara Municipal compromete-se ainda a desenvolver esforços no sentido de divulgar, dinamizar e envolver a sociedade civil e o tecido empresarial farense para a prossecução dos objetivos do programa, assumindo, em cooperação com a IPSS Dignitude, a angariação de fundos para a execução deste programa no concelho.

Para a concretização deste protocolo, a Câmara Municipal de Faro assumirá o valor de 100 euros de comparticipação por cada beneficiário identificado, sendo o restante valor suportado pelo “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”.

Comentários

pub