Docente da Universidade do Algarve coordena agenda sobre “Turismo, Lazer e Hospitalidade”

Agenda pretende ser um contributo para o desenvolvimento das atividades de investigação e inovação em Turismo no horizonte de 2030

João Albino Silva – Foto de arquivo

João Albino Silva, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UAlg), foi o coordenador geral da equipa de peritos que elaborou a Agenda de Investigação e Inovação (I&I) em “Turismo, Lazer e Hospitalidade”.

Esta é uma iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que contou com a participação de investigadores e especialistas provenientes de centros de investigação, instituições do ensino superior e empresas de todo o país.

Esta agenda pretende ser um contributo para o desenvolvimento das atividades de investigação e inovação em Turismo no horizonte de 2030, tendo em vista contribuir para a construção de um sistema turístico em Portugal assente em novos paradigmas de sustentabilidade, inclusão e competitividade, que potenciem o seu contributo para a criação de riqueza e bem-estar para toda a sociedade.

Assumindo-se como um quadro de referência que permita definir as políticas públicas para este setor, esta agenda identifica os domínios estratégicos a médio e longo prazo nos quais Portugal deverá desenvolver massa crítica, colocando o conhecimento e as propostas de inovação ao serviço dos diversos atores relevantes no sistema turístico em Portugal.

Nesses domínios estratégicos, é atribuído um particular destaque aos desafios que se colocam ao estudo e à inovação dos territórios e recursos turísticos, à cultura e à globalização, à inovação social, às inovações tecnológicas, à competitividade das empresas turísticas, à sustentabilidade ambiental social e cultural e aos comportamentos e perfis dos turistas.

«Esta agenda reveste-se de particular importância para a sociedade em geral, mas também para a UAlg, que tem no Turismo uma das suas áreas de especialização», diz a academia algarvia.

A Universidade do Algarve disponibiliza na sua oferta formativa um curso técnico superior profissional (Gestão de Animação Turística), duas licenciaturas (Gestão Hoteleira e Turismo), dois mestrados (Turismo e Direção e Gestão Hoteleira) e um doutoramento em Turismo.

A agenda pode ser descarregada aqui. 

Comentários

pub