Concerto junta António Manuel Ribeiro e Tim para comemorar João de Deus em Messines

Comemorações começam a 7 de Março

Um concerto de António Manuel Ribeiro (UHF) e de Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, no dia 28, será um dos pontos altos das comemorações do 189º aniversário do poeta e pedagogo messinense João de Deus, que se vão prolongar ao longo do mês de Março .

O concerto, marcado para as 21h30, terá lugar no Auditório Francisco Vargas Mogo terá entrada livre, para todos os que quiserem assistir a esta atuação.

Momento maior deste vasto programa é o que se viverá a 8 de Março, dia de aniversário do homenageado. Às 10h00, a presidente da Câmara Municipal de Silves irá colocar uma coroa de flores junto ao monumento a João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

Este momento contará também com a presença dos alunos do Jardim Escola João de Deus e do Jardim de Infância, do Pré-Escolar de Casa do Povo desta localidade e as escolas EB1 de Amorosa e Messines, bem como os utentes do Centro Social e Cultural João de Deus e da Plataforma Sorrir M da Casa do Povo.

Haverá ainda uma parada de Bombeiros Voluntários de Messines e uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila, terminando com um apontamento poético-musical, dinamizado pelo Clube da Batucada CPSB Messines.

O programa do dia de aniversário de João de Deus inclui também a abertura de uma mostra documental (às 16h00 na Casa-Museu João de Deus – CMJD) intitulada “Comenius e João de Deus – a Arte de Ensinar” e a realização de uma palestra sobre “Ensino e Pedagogia – A Arte de Ensinar” (16h30, também na CMJD). Oradores neste evento serão Carla Vilhena (Universidade do Algarve), Isabel Ruivo (Escola Superior de Educação João de Deus), Francisco Casanueva (Fundação Rosacruz), Eduardo Berga (Fundação Rosa-Cruz). A iniciativa é aberta ao público em geral.

Ao longo de todo este dia, em que se assinala igualmente o “Dia Internacional da Mulher”, diversos espaços públicos do concelho serão incluídos na ação MULHERPOESIA, que surpreenderá as mulheres com a oferta de uma flor e de um poema deste autor messinense.

O dia de aniversário do poeta terminará às 21h00, com uma sessão do Jazz nas Adegas (que se repete no dia 9 de Março, às 17h00), que recordará os serões de João de Deus e decorrerá na Herdade do Barranco do Vale, sendo aberta ao público maior de 18 anos.

Os ingressos custam 12 euros (inclui, além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL, clicando aqui, ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.

Destaques deste vasto programa são a sessão de contos intitulada “Os Contos e os Livros”, dinamizada por Serafim no dia 7, às 18h30, na CMJD e que tem entrada livre, bem como o concerto “Desfados” de Ondina Santos, que no mesmo dia animará o Jardim-Escola João de Deus em SB Messines às 21h00.

No dia 9, às 21h30, terá lugar o Concerto D’O Gajo, que é o músico João Morais. Acompanhado da sua viola campaniça e com participação especial do ator José Anjos (que lerá poemas de João de Deus, ele mesmo um exímio tocador de viola), trará ao Auditório Francisco Vargas Mogo (Caixa de Crédito Agrícola de SB Messines) as sonoridades do seu novo disco “As 4 Estações d’O GAJO”, nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” – Antonio Vivaldi – 1723).

Ao longo destes dias, o poeta e pedagogo será homenageado com iniciativas desportivas, musicais e artísticas, sendo também colocadas diversas placas toponímicas e memoriais nas freguesias de SB Messines, Silves, Tunes e Pêra, permitindo que a população do concelho e os visitantes acedam a informações sobre a sua vida e obra, através da introdução de um código QR.

Segundo a Câmara de Silves, este programa teve como objetivo «promover sinergias, visando a criação de uma programação cultural diversificada, diferenciadora e inovadora destinada a todos os púbicos, que permita destacar a figura desta eminente figura da história das artes e das letras nacionais, recordando aquele que terá sido o primeiro festival literário português – “O Festival de João de Deus“, promovido no dia 8 de Março de 1895 e que uniu “o povo e o rei“, os “intelectuais e os aprendizes“ em torno daquele que era visto como “o poeta do povo“, “o ilustre mestre da arte da leitura”».

Organização: Município de Silves e Junta de Freguesia de SB Messines
Parceiros: Agrupamentos de Escolas de Silves. Agrupamento de Escolas Silves Sul, Associação Columbófila de São Bartolomeu de Messines, Associação de Bombeiros Voluntários, Associação Patrimonial de Algoz, Amigos do Enxerim, Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, Centro Cultural e Social João de Deus, Crédito Agrícola de São Bartolomeu de Mes11nes, Escola Superior de Educação João de Deus, Fundac1on Rosa Cruz, Jardim Escola João de Deus, Pólo de Educação ao Longo da Vida de São Bartolomeu de Messines. Rede de Bibliotecas Silves, Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, Sociedade Filarmónica Silvense, União Desportiva Messinense

Clique aqui para conhecer o programa completo.

Comentários

pub