Centros de Marcha e Corrida do Sul juntam-se em Portimão

Está prevista a presença de figuras de relevo do atletismo nacional, como Ana Cabecinha, Ana Dias, Ezequiel Canário e Vera Fernandes

O 4º Encontro Nacional de Centros de Marcha e Corrida da Zona Sul decorre no próximo domingo, 31 de Março, a partir das 9h30, em Portimão.

A iniciativa, que também tem uma edição no Norte, decorre em Portimão no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, tendo sido convidados os centros de marcha e corrida de Lagos, Lagoa, Silves, Monchique, Loulé, São Brás de Alportel, Olhão e Vila Real de Santo António, estando já inscritas 200 pessoas.

Os participantes poderão optar pela caminhada de 5 quilómetros ou pela corrida na distância de 8 quilómetros, ambas com partida às 11h30 junto ao Clube Naval de Portimão. Está prevista a presença de algumas figuras de relevo do atletismo nacional, como são os casos de Ana Cabecinha, Ana Dias, Ezequiel Canário e Vera Fernandes.

Além da componente desportiva, o evento possui uma vertente formativa através da realização de um workshop sobre nutrição, a cargo da nutricionista Mónica Neves e marcado para o Museu de Portimão, sendo possível aos interessados realizarem um passeio lúdico de kayak e participar em aulas de fitness.

Também poderão fazer um exercício de “retorno à calma”, numa ação integrada na Algarve Spa Week, cuja 10ª edição decorre entre 6 e 14 de Abril.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Portimão (CMMCP), que se insere no Programa Nacional de Marcha e Corrida, funciona desde 2013 e mantém regularmente nos seus treinos uma média de 40 pessoas, num total de 70 inscritos.

«Além das atividades regulares, o CMMCP estimula a participação em inúmeras iniciativas de âmbito regional e nacional, incentivando a prática desportiva regular, o aumento da autoestima, a superação de objetivos comuns e a criação de laços de amizade, através do convívio», diz a Câmara de Portimão.

Segundo a autarquia, são realizados dois treinos semanais com enquadramento técnico, às segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 20h00, além de um outro treino sem enquadramento.

Para este ano está prevista a realização de diversas atividades, como o Challenge 3000, constante do plano de formação do Programa Nacional de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo, que terá lugar a 29 de Junho, o encerramento do calendário regional das marchas-passeio do Algarve, marcado para o dia seguinte, ou o Congresso Internacional de Marcha e Corrida, que se realizará em Portimão no dia 1 de Dezembro.

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do seguinte endereço eletrónico:
portimaodesporto2019@cm-portimao.pt

 

Programa:

Domingo, 31 de Março

9h30 – Receção dos participantes
10h00 – Cerimónia de boas vindas e apresentação dos Centros de Marcha e Corrida
Local: Concentração na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval

10h15 / 11h15 – Workshop técnico: Nutrição
Preletora convidada: Nutricionista Mónica Neves
Local: Museu de Portimão (auditório)

11h30 – Início das atividades:
Concentração de participantes (junto ao Clube Naval)
Aulas de fitness
Caminhada (5kms) ou Corrida (8kms)
Passeios de kayak
Retorno à calma (by Algarve Spa Week)
Local: Zona ribeirinha de Portimão

14h00 – Visita às exposições:
“Portimão – Território e Identidade” e “Mascote Olímpicas: de talismãs a símbolos de identidade”
Local: Museu de Portimão

15h00- Encerramento

Comentários

pub
pub