Bibliotecas escolares de Portimão celebram Semana da Leitura

Sofia Furtado e Analita Alves dos Santos são as escritoras convidadas

Créditos: Depositphotos

“Hoje Leitor, amanhã Leitor” é o tema da Semana da Leitura que se realiza de 11 a 15 de Março nas Bibliotecas Escolares de Portimão, com a participação das escritoras Analita Santos e Sofia Furtado. 

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura «com o intuito de relembrar que todas as semanas são semanas de leitura e que a leitura e a literatura são uns dos principais instrumentos para garantir a nossa liberdade», diz a Câmara de Portimão.

Nesta edição pretende-se promover o estudo e a divulgação da obra de um escritor, selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo os alunos, os professores, a biblioteca escolar e a comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da biblioteca escolar, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa em cada biblioteca escolar.

O programa para a 13ª Semana de Leitura nas Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico de Portimão contemplará, no dia 11 de Março, a EB1 Montes de Alvor, EB1 Montes de Alvor e EB2,3 D. João II, com a escritora Analita Santos a visitar estas escolas.

A escritora estará, no dia 12, na EB1 Coca Maravilhas, na EB 1 Vendas e na EB23 Eng. Nuno Mergulhão e, no dia 13, na EB23 D. Martinho Castelo Branco e na EB1 do Centro Escolar do Pontal.

No dia seguinte, Analita Santos visitará a EB1 Major David Neto, a EB23 Prof. José Buisel e a EB1 Mexilhoeira Grande

Por fim, a 15 de Março, a autora Analita contará muitas histórias na EB1 do Chão das Donas, na EB1 Pedra Mourinha e na EB23 Júdice Fialho.

Sofia Furtado

A escritora Sofia Furtado vai dinamizar algumas sessões com a apresentação do livro “Mel, uma abelha especial”, estando já agendada, para o dia 11 de Março, a presença na Biblioteca Escolar da Coca Maravilhas e a Biblioteca Escolar de Vendas.

No dia 12 de Março a escritora vai celebrar a leitura na Biblioteca Escolar da EB1 Chão das Donas, EB1 da Pedra Mourinha e na EB1 Major David Neto.

Analita Alves dos Santos nasceu na Alemanha a 20 de Outubro de 1974. Tem como formação base uma licenciatura em Marketing e uma Pós-Graduação em Gestão concluída em 2002 na Universidade do Algarve. A leitura e a escrita foram sempre as suas grandes paixões. Desde pequena que sonha escrever livros e partilhar as suas histórias com miúdos e graúdos.

Mora no Algarve, é casada e mãe de duas filhas que a inspiram todos os dias a imaginar histórias com significado. “A Irmandade da Rocha – Daniela e o Ouriço-do-mar” é a sua primeira aventura literária no universo infanto-juvenil. Também é cronista no Sul Informação.

Sofia Furtado nasceu em Loulé em 1978 e vive em Lagos. Licenciou-se em Educação Especial e Reabilitação e começou a trabalhar de perto com crianças e idosos. O despertar para a literatura infantil foi acontecendo com o crescimento do filho, que a certa altura não pedia para que a mãe contasse histórias, mas que as inventasse. A escritora vai às Bibliotecas escolares apresentar a obra “Mel, uma abelha especial”.

Comentários

pub