Alunos de Loulé descobrem “A Química do Amor”

Palestra vai ser dada por Filipe Monteiro

Créditos: Depositphotos

Alunos das escolas dos concelhos de Loulé descobrem, a partir desta segunda-feira, 11 de Março, como é “A Química do Amor”, numa palestra mágica.

Esta ação passa pelas Escolas EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho (Almancil), EB2,3 Engº Duarte Pacheco (Loulé) e EB2,3 Padre Cabanita (Loulé), esta segunda-feira, dia 11 de Março, EB2,3 D. Dinis (Quarteira), EB2,3 S. Pedro do Mar (Quarteira) e EB 2,3 Prof. Cavaco Silva (Boliqueime), amanhã, dia 12, e na Escola Profissional Cândido Guerreiro (Alte) e EB2,3 Prof. Sebastião Teixeira (Salir), no dia 13, quarta-feira.

Destinada a alunos do 3º ciclo, através da fusão da Química com a magia, Filipe Monteiro divulga conceitos de ciência, explicando-os e apresentando-os como “verdadeiros efeitos mágicos”, evoluindo a sessão com momentos divertidos e enigmáticos – de pura magia.

Segundo a Câmara de Loulé, vão ser «apresentados os diferentes componentes químicos que explicam o ato do enamoramento, a fase da paixão, o “amor à primeira vista”, o percurso até ao casamento e a indesejada “crise dos sete anos”, aludindo ainda a alguns fatores que contribuem para “o casamento eterno”».

É igualmente abordado o assunto das substâncias químicas presentes no chocolate e a sua ligação ao amor e à paixão, referindo ainda algumas curiosidades sobre as fórmulas matemáticas que “explicam” a durabilidade de um casamento e estranhos distúrbios de amor.

Também vão ser apresentados momentos de magia integrados nesta temática da “Química do Amor”, que fazem da sessão um momento de aprendizagem diferente, lúdico e inesquecível para quem a ela assiste. Esta palestra integra-se em programações de promoção e divulgação de ciência, bem como em Programas de Educação Sexual / Saúde Escolar (PES).

Esta palestra também vai passar pelo Centro Ciência Viva de Tavira.

Filipe Monteiro é licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro (1988).

Tem desempenhado ao longo dos anos diversas atividades: direção de produção numa unidade fabril de polímeros; animação de eventos, na qualidade de ilusionista; escrita de livros infantis, infanto-juvenis e romances, enquanto autor; divulgação de conceitos de ciência, explicando e apresentando-os como “verdadeiros efeitos mágicos”. Realizou ainda um estudo sobre as substâncias químicas envolvidas na magia do amor, o que o levou a divulgar, em jeito de palestra, “A Química do Amor”.

Comentários

pub