Albufeira dedica Orçamento Participativo à valorização do espaço público

250 mil euros é a verba destinada para projetos

Albufeira – Foto de arquivo

Valorização do espaço público. Este é o tema do Orçamento Participativo de Albufeira para 2020 que tem uma verba destinada de 250 mil euros. 

O Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para o próximo ano já mexe, após a aprovação, na sessão camarária do passado dia 5 de Fevereiro, sob proposta de Ana Pífaro, vice-presidente da autarquia e vereadora responsável pelo pelouro da Cidadania e Orçamento Participativo, da verba destinada à execução dos projetos no âmbito da presente edição.

A valorização do espaço público foi o tema selecionado para esta 6ª edição, para a qual o Município decidiu afetar uma verba de 250 mil euros, valor que este ano, pela primeira vez, será distribuído, de forma equitativa, pelas quatro freguesias do concelho.

No âmbito da referida proposta foi, também, fixada a composição do Conselho do Orçamento Participativo, órgão representativo dos diferentes serviços municipais, com capacidade de análise e reflexão sobre as escolhas e decisões a tomar todos os anos, devidamente compatibilizadas com as estratégias do Município, e do Grupo de Trabalho, de natureza mais funcional, responsável pela organização e implementação de todo o processo, nomeadamente a sua operacionalização e acompanhamento das obras em curso.

No próximo dia 11 de Março, a partir das 14h30, a Câmara de Albufeira irá proceder à inauguração dos Parques Lúdicos de Vale Navio e Falésia, da Requalificação da Estrada dos Salgados e do Polidesportivo da Guia (1ª fase) – obras vencedoras de anteriores edições do OP – seguida da apresentação pública do Orçamento Participativo para 2020, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

«Trata-se de um momento que consideramos de extrema importância, quer em termos do desenvolvimento sustentável do concelho quer da própria cidadania ativa, através do envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões e na afetação de recursos às políticas municipais», destaca Ana Pífaro.

As reuniões públicas de participação, destinadas à recolha de propostas para a 6ª edição do OP irão decorrer durante o presente mês de Março.

No dia 12 a reunião é Paderne, a partir das 18h30, na Salão da Junta de Freguesia, seguindo-se a Guia, dia 13, às 20h30, na Escola EB 2.3

Por fim, dia 19 é a vez de Albufeira, terminando estas reuniões nas Ferreiras, dia 20, às 20h30, na Escola EB 2,3.

Comentários

pub