Água de Monchique reduz utilização de plástico em 40% durante eventos do Porto Protocol

No recinto haverá máquinas dispensadoras de água de Monchique e copos de papel que permitem identificar o utilizador

A Sociedade da Água de Monchique vai assegurar o fornecimento de água aos quase mil participantes e conferencistas que irão passar pela Alfândega do Porto, entre 5 e 7 de Março, durante os eventos da edição de 2019 do The Porto Protocol – a conferência “Soluções para a Indústria do Vinho” e a Climate Change Leadership Porto Summit 2019.

No espaço onde vai decorrer o evento serão colocadas máquinas dispensadoras de água de Monchique e copos de papel que permitem identificar o utilizador, acompanhados de uma inscrição que apela à sua reutilização: “Use -> Reuse -> Recycle”, “Save the Planet”.

A Sociedade da Água de Monchique volta a associar-se assim, pelos segundo ano, ao The Porto Protocol, do qual é membro fundador, e estará presente nos dois grandes eventos que assinalam a edição de 2019.

Estas duas iniciativas levam à Cidade Invicta reputados especialistas nacionais e internacionais, como é o caso de Al Gore, Afroz Shah, líder indiano do maior projeto de limpeza de praias, ou o ministro do Ambiente João Matos Fernandes.

Segundo Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, “esta ação vai-nos permitir reduzir o uso do plástico em cerca de 40%. De recordar que na edição de 2018 foram utilizadas milhares de garrafas de 500 ml de Água Monchique”.

Desde que se tornou membro fundador do The Porto Protocol, em 2018, e no seu esforço para reduzir o seu impacto ambiental, a empresa adquiriu dois novos camiões que cumprem a norma EURO 6 (diretiva europeia cujo objetivo é limitar as emissões de determinados gases poluentes produzidos por veículos rodoviários), e que permitiram uma redução substancial na emissão de gases.

A Sociedade da Água de Monchique adquiriu ainda uma viatura 100% elétrica e disponibilizou um ponto de carregamento acessível a todas viaturas elétricas nas imediações das suas instalações.

Reduziu também em 15% o uso do filme plástico envolvente das paletes e passou a utilizar só papel reciclado para impressão, apelando a que os colaboradores utilizem esta prática só em condições estritamente necessárias.

No passado mês de Dezembro, inserido na sua política de Consciência Ambiental e no seu evento de Natal, os colaboradores da Água de Monchique plantaram cerca de 90 árvores com o objetivo de reflorestar uma das áreas mais afetadas pelos incêndios de Agosto de 2018.

“Estamos diariamente empenhados em reduzir o impacto das nossas atividades no meio ambiente e tornarmos o nosso negócio mais sustentável”, afirma Vitor Hugo Gonçalves.

A Sociedade da Água de Monchique explora a concessão pública da Água Mineral de Monchique desde 16 de Dezembro de 1992. Hoje em dia é um dos maiores players no mercado nacional.

As instalações fabris e logísticas localizam-se nas Caldas de Monchique, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial, motivando uma logística de gestão sustentável do ambiente.

Comentários

pub