A exposição “Labirinto X002”, do artista visual Xana, é inaugurada no próximo dia 30 de Março, às 17h00, na Associação 289, no solar do Sítio das Pontes de Marchil, em Faro.
“Labirinto X002” «é uma instalação multimédia que, como o título indica, propõe percursos que envolvem os visitantes na obra e possibilitam a escolha individual de caminhos diversos, num processo de descoberta permanente», diz a associação 289.
Como é frequente nas exposições de Xana, além dos materiais tradicionais das artes plásticas, misturam-se processos técnicos da escultura, desenho, pintura, luz e som.
Nesta, o «artista utiliza, na construção da estrutura base, diversos materiais para criar muros, nomeadamente: redes metálicas, tecidos e outros produtos industriais».
O percurso é dominado por duas cores, o azul e o vermelho, estando presentes diversos padrões gráficos que acentuam um ambiente simbólico.
«Nas paredes, e durante o percurso, surgem objetos e diagramas para o público descortinar, encontrar e descobrir. Além dessa parafernália, também estão disponíveis os livros que Xana consultou nos últimos quatro anos, na sua pesquisa sobre os valores éticos do amor, liberdade e sabedoria.
«Este é o meu labirinto até vocês entrarem nele. Não nos enganemos, o labirinto humano não tem solução e este também não», escreve Xana, no manifesto desta exposição.
A mostra vai estar aberta de sexta-feira a domingo, das 15h00 às 19h00. “Labirinto X002” estará patente até 5 de Maio e haverá, no dia 4, uma visita guiada com o artista.
Para mais informações, basta contactar associacao289@gmail.com
Comentários