Volta ao Algarve: Tadej Pogacar vence na Fóia e é o novo camisola amarela

Amaro Antunes foi ultrapassado perto do fim da etapa

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu, esta tarde, a segunda etapa da Volta ao Algarve, que terminou no alto da Fóia, e é o novo camisola amarela da Algarvia. Amaro Antunes, algarvio da CCC, esteve em destaque na corrida, lutou pela vitória até final, mas foi ultrapassado nos últimos metros.

Amaro Antunes, que ontem foi afetado pela queda coletiva, na primeira etapa, mostrou cedo que queria vencer a tirada que ligou Almodôvar ao alto da Fóia, com 187,4 km.

Foto: Helder Romão

O algarvio tentou a fuga a cerca de 40 quilómetros da meta, passando em primeiro lugar, no alto da Pomba, contagem de montanha de segunda categoria. No entanto, Amaro Antunes e o companheiro de equipa Riccardo Zoidl foram absorvidos pelo pelotão a 16 quilómetros do final.

Na subida para a Fóia, Tao Geoghegan Hart, da Team Sky, impôs um ritmo forte, que fez com que o pelotão fosse diminuindo de tamanho.

Entre os 11 ciclistas que “sobreviveram” ao esforço, encontravam-se dois algarvios: João Rodrigues (W52-Porto) e Amaro Antunes, que voltou a atacar nos últimos quilómetros, ganhou alguma vantagem, mas voltou a ser alcançado e terminou no quinto lugar a 7 segundos do vencedor. Já o farense João Rodrigues ficou no 7º posto a 24 segundos.

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

Tadej Pogacar cortou a meta na primeira posição, seguido por Woult Poels (Team Sky), a 1 segundo, e por Enric Mas (Deceuninck-QuickStep), a 3 segundos.

Na classificação geral, João Rodrigues está no 7º lugar, a 1m29s, e é o melhor português, seguido de Amaro Antunes, que está no 8º lugar a 1m42 do camisola amarela.

Nesta segunda etapa, o ciclista mais bem classificado das equipas algarvias foi Frederico Figueiredo, do Sporting/Tavira, que ficou a 1m05s do vencedor da etapa. Já na classificação geral, Tiago Machado, também do Sporting/Tavira, está no 25º lugar, a 3m30s do camisola amarela.

Esta sexta-feira, haverá um contrarrelógio individual, de 20 quilómetros, em Lagoa.

 

 

Comentários

pub