Unidade de Saúde Móvel de Proximidade de Portimão vai cuidar de quem mais precisa

Unidade vai servir a «população dispersa e isolada do concelho, levando cuidados médicos ao domicílio de quem é mais vulnerável e frágil»

Foto: Filipe da Palma | Câmara de Portimão

A nova Unidade de Saúde Móvel (USM) de Proximidade de Portimão foi apresentada esta terça-feira, 5 de Fevereiro, e vai servir a «população dispersa e isolada do concelho, levando cuidados médicos ao domicílio de quem é mais vulnerável e frágil».

Esta nova unidade de saúde resulta de um investimento de 75 mil euros com cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, através da candidatura “Unidades de Saúde Móveis de Proximidade”, apresentada pela Administração Regional de Saúde, em parceria com o Município de Portimão que teve uma comparticipação de 15 mil euros.

Foto: Filipe da Palma | Câmara de Portimão

Na cerimónia de apresentação da nova Unidade Móvel de Saúde realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho estiveram presentes João Vieira, presidente da Assembleia Municipal de Portimão, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, bem como algumas entidades oficiais e parceiros da Rede de Acção Social do Município.

Na ocasião, Paulo Morgado afirmou que «esta é uma das 10 Unidades Móveis de Saúde para o Algarve e que, em boa hora, Portimão decidiu integrar o grupo dos dez municípios que abraçaram este projeto para a região». Acrescentou ainda que este é «um investimento global de 750 mil euros com o qual se pretende levar o Serviço Nacional de Saúde mais perto das pessoas, principalmente das mais vulneráveis».

Segundo o responsável da ARS Algarve, as novas unidades móveis de saúde estão equipadas com tecnologia do século XXI, avançando com a ideia de que cada unidade é como se fosse um «centro de saúde em quatro rodas».

Para Isilda Gomes, com a nova Unidade de Saúde Móvel, «estamos a dar um passo em frente nos cuidados de saúde», reafirmando a ideia de que o «Serviço Nacional de Saúde tem que ser uma realidade para todos e que a saúde de proximidade é uma emergência».

Foto: Filipe da Palma | Câmara de Portimão

Com a descentralização na ordem do dia, Isilda Gomes reforçou a ideia de que estão a ser dados passos «importantíssimos com a descentralização, com mais Saúde, mais solidariedade e mais igualdade». Portimão, de resto, vai assumir, já este ano, todas as competências que o Governo decidiu descentralizar, tal como o Sul Informação já mostrou numa infografia.

Após a apresentação no Salão Nobre nos Paços do Concelho todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Saúde Móvel, estacionada em frente aos Paços do Concelho e de ver de perto as condições que esta oferece.

Comentários

pub