“Tanto Mar” leva teatro de Cabo Verde, Guiné e Brasil a Loulé

Festival é organizada pela Folha de Medronho

O “Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé” vai levar, nos dias 6, 7, 8 e 9 de Março teatro de Cabo Verde, Guiné e Brasil a Loulé. 

Segundo a Câmara de Loulé, este é um «evento que pretende privilegiar projetos oriundos de países onde o Português é a língua oficial. Ao mesmo tempo, a ideia é transformar o Festival em interface para a circulação de espetáculos em Portugal, assim como projetar Loulé como futuro centro das “artes performativas dos países falantes de português”».

Segundo os organizadores, “Tanto Mar” prevê contribuir para estabelecer a relação com grupos e criadores portugueses instalados fora da macrocefalia da cidade grande que desenvolvem trabalho substancial e inovador.

Assim, está prevista para o dia 6 de Março, quarta-feira, a abertura do Festival em forma de conversa(s) com a presença de representantes da Câmara Municipal de Loulé, do Cine-Teatro Louletano, com membros da organização Folha de Medronho – Associação de Atividades Culturais, bem como com elementos dos grupos participantes. A tertúlia terá lugar no Café Calcinha, às 18h30.

No Cine-Teatro Louletano, epicentro do Festival, no dia 7, quinta-feira, sobe ao palco a primeira das peças de teatro: “Kangatulas”, uma coprodução da Folha de Medronho e do grupo de “Teatro do Oprimido” da Guiné Bissau.

“2Estranhos” é a peça prevista para o dia 8, sexta-feira, escrita e encenada por Adilson Spínola da Cia “CriArTeatro” de Cabo Verde e, dia 9, sábado, haverá lugar à criação e interpretação de Tânia Farias com “Desmontagem Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência”, do grupo “ÓI Nóis Aqui Traveiz” de Porto Alegre, Brasil.

Todos os espetáculos têm início às 21h30 e os bilhetes custam 5 euros para cada peça sem descontos aplicáveis.

O Festival inclui ainda várias atividades paralelas a desenvolver em diferentes espaços, nomeadamente animações de rua, exposição e venda de materiais relacionados com a atividade dos grupos participantes, exposição e venda de artesanato, uma jam session e ainda o workshop prático de iluminação, sonoplastia e vídeo, cujas inscrições devem ser feitas através do email [email protected] até ao próximo dia 1 de Março.

Os bilhetes podem ser comprados aqui.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

Comentários

pub