Sueste traz ondas à costa sul, vento e aumento do risco de incêndios

IPMA colocou o distrito de Faro sob «Aviso Amarelo»

O Sueste previsto para hoje e amanhã, dias 13 e 14 de Fevereiro, vai trazer agitação marítima à costa sul algarvia, vento que pode ser forte e com rajadas e, por isso, o aumento do risco de incêndio no Algarve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mesmo o distrito de Faro sob «Aviso Amarelo», devido à previsão de «ondas de sueste com 1,5 a 2 metros, aumentando para 2 a 2,5 metros a partir das 00UTC de dia 14», ou seja, a partir da meia noite de hoje.

Por seu lado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão alerta para valores de Humidade Relativa do Ar muito baixos, na ordem dos 50%, temperatura máxima de 19ºC, intensificação do vento de sueste, soprando por vezes Forte (até 40km/h) com possibilidade de rajadas até aos 70km/h.

Estas condições, salienta a Proteção Civil de Portimão, criam um índice de risco de incêndio de nível Moderado para esta quinta-feira, dia 14.

Trata-se, por isso, de um «tempo quente e seco com condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios rurais».

Assim, a Proteção Civil portimonense recorda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente: «manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor».

O SMPC recomenda também a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, ou através da Linha “Proteção 24”.

Relembra igualmente que é obrigatória a comunicação prévia sempre que pretender fazer uma queima de sobrantes, através da Linha “Proteção 24” (808 282 112).

Comentários

pub