Sporting revalidou título de campeão europeu de corta-mato na pista das Açoteias

Prova europeia realizada em Albufeira correu de feição a atletas e clubes portugueses

O Sporting Clube de Portugal revalidou o titulo de campeão europeu de corta-mato feminino, na 56ª Taça dos Clubes Campeões Europeus, que decorreu no fim-de-semana, em Albufeira. A pista de atletismo das Açoteias acolheu esta prova, bem como o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, onde atletas e clubes portugueses se evidenciaram.

A  queniana Fancy Cherono, do Sporting, venceu a prova de seniores femininos e partilhou o pódio  com a turca Jeptoo Kimeli e a espanhola Trihas Gebre. Além da vencedora, também pontuaram as sportinguistas Sara Ribeiro (5º), Sara Moreira (6º), Jéssica Augusto (13º), Inês Monteiro (20º) e Carla Rocha (28º), o que permitiu ao seu clube sagrar-se campeão europeu.

Na competição de seniores masculinos, também se destacou um atleta queniano do Sporting, neste caso Davis Kiplangat, que foi o segundo na prova, atrás do italiano Jacob Kimplimo e à frente do sueco Robel Fsiha. Além de Kiplangat, também Licínio Pereira (15º), Rui Teixeira (25º) e Miguel Marques (27º) arrecadaram pontos e ajudaram os Leões a garantir o terceiro lugar, por equipas, atrás do Atletismo Bikila, de Espanha, e dos italianos Casone Nocetna.

Em juniores, foi a equipa masculina do Sport Lisboa e Benfica que esteve em destaque, ao sagrar-se vice-campeão da Europa por equipas. Um resultado para o qual muito contribuiu o benfiquista Edward Pingua, que foi o primeiro a cortar a meta.

Esta foi a 11ª vez que a Pista das Açoteias foi palco da Taça dos Clubes Europeus de Corta Mato (1984, 1985, 1986, 1989, 1990, 1993, 1995, 2008, 2014, 2017 e 2019).

O presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo destacou a importância da prova, para o concelho, tendo em conta que estiveram presentes atletas de 21 nacionalidades e houve difusão para todo o mundo, através da comunicação social.

«Albufeira é um destino com excelentes condições para a prática do atletismo, nomeadamente o clima, os equipamentos, as unidades hoteleiras e também a tradição aqui enraizada ao nível da modalidade”», destacou José Carlos Rolo.

O Crosse das Amendoeiras em Flor é uma prova organizada pela Associação de Atletismo do Algarve e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, Região de Turismo do Algarve e IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, cujos representantes marcaram presença no evento. Nas bancadas esteve também Carlos Lopes, vencedor da primeira edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor.

Além desta prova e da competição internacional, também decorreu no passado fim de semana o 17º Corta Mato das Areias de São João, uma prova regional, bem como o o 29º Corta Mato do Desporto Adaptado, que contou com a participação de uma centena de atletas.

Na sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, a partir das 10h00, cerca de 1200 estudantes de todo o Algarve voltam a encher a Pista das Açoteias no Corta Mato Regional do Desporto Escolar. Nesta competição serão apurados os alunos e as escolas, dos escalões de iniciados e juvenis, de ambos os sexos, que irão representar a Direção Regional de Educação do Algarve no Corta Mato Nacional.

Fotos: Câmara de Albufeira

Comentários

pub