PS acusa excutivo PSD de Albufeira de «falta de visão e planeamento»

Socialistas consideram que o executivo deveria ter avaliado as infraestruturas enterradas antes de proceder a operações de repavimentação

Os vereadores do PS da Câmara de Albufeira questionaram a gestão do executivo camarário social-democrata, em maioria neste órgão, que acusam de «falta de visão e planeamento» e de usar mal o dinheiro dos munícipes.

Em causa o facto de, apesar de estarem a decorrer várias obras de repavimentação e pavimentação de estradas e caminhos, a Câmara não estar «a levar a cabo a avaliação dos equipamentos enterrados», questão que tem sido «levantada de forma recorrente» pelos vereadores da oposição.

«A necessidade de intervenção nestas estruturas, devido às ruturas que começam a ser uma constante, exige essa preparação. Sabemos que em alguns locais há inexistência absoluta de condutas e noutros casos existe a necessidade de substituição de condutas obsoletas, muitas de fibrocimento com amianto. Todo este trabalho está por fazer e facilitaria bastante a preparação dos cadernos de encargos, evitando as constantes “obras a mais” encarecendo o valor a pagar pelo munícipe», defendem os socialistas.

«Ainda existem muitas habitações do nosso concelho que usam as fossas sépticas poluindo com isso os aquíferos e os solos, trata-se de um município pouco amigo do ambiente, uma realidade que não tem perspetivas de mudança nos próximos tempos, apesar de algumas intervenções pontuais», acrescentam.

Assim, diz a oposição, é provável que «daqui por algum tempo e dada a necessidade de levar a rede de esgotos e água às habitações serão necessárias novas obras de repavimentação nas vias, duplicando custos».

Os socialistas Ricardo Clemente, Victor Ferraz e Sara Carvela acusam o executivo liderado por José Carlos Rolo de promover «uma política populista, de curto prazo» e de «despejar e gastar dinheiro dos munícipes».

Os socialistas querem, ainda, saber porque razão não são divulgadas pela autarquia as propostas do PS aprovadas em reunião de Câmara, « como foram a instituição do Conselho Municipal da Juventude, a isenção da derrama, o congelamento das rendas sociais ou, mais recentemente, o apoio aos Agrupamentos Escolares, para apetrechamento das salas técnicas e informática».

Comentários

pub