PS acusa Câmara de Faro de «irresponsabilidade» no caso da Pista de Atletismo

PS diz que em Faro são os clubes que têm de suportar custos de recuperação e manutenção dos equipamentos desportivos

O PS de Faro considera «uma grande irresponsabilidade» da parte da Câmara passar a competência e os encargos decorrentes do arrelvamento da Pista de Atletismo de Faro para o Sporting Clube Farense, depois de o ter deixado anos sem manutenção.

Os socialistas, através de Paulo Neves, presidente da concelhia farense, criticam a Câmara, salientando que, desde 2008, ano da inauguração deste equipamento, nunca foi feita «uma manutenção profunda do relvado da pista de atletismo municipal, sendo que o relvado central praticamente já desapareceu».

Em 2014, foi celebrado um protocolo entre a autarquia e o Sporting Clube Farense, onde ficou acordado que o clube se responsabilizaria pela recuperação do relvado, podendo, em contrapartida, usá-lo como campo de treinos.

Na altura, o PS aprovou a celebração deste acordo e, segundo afirma agora Paulo Neves, continua a concordar com a medida, «para mais porque também terá tido a adesão da Associação de Atletismo do Algarve, segundo o seu comunicado conjunto com a Camara Municipal de Faro de ontem».

«No entanto, consideramos que, passados ainda mais cinco anos (2014-2019) sem manutenção desse equipamento municipal, continuar a endossar essa competência e encargos, agora, para um clube, é muita irresponsabilidade que esperamos não seja o potenciar de conflitos futuros quanto à interpretação desse acordo, face ao desejo de se manter a mobilização dos praticantes das outras modalidades, mormente das afins do atletismo, além dos treinos de futebol pelo Farense», dizem os socialistas.

Certo é que foi o próprio Farense que, apesar do acordo firmado há cerca de cinco anos, nunca realizou a obra de arrelvamento do campo. Em 2015, a Câmara enviou, mesmo, um ofício ao clube, a questionar quando é que as obras iriam avançar, algo que acabou por não acontecer.

Ainda assim, na visão dos socialistas, «em Faro, para se praticar desporto, clubes suportam os custos de recuperação e manutenção dos equipamentos desportivos abandonados pelo executivo autárquico há 10 anos».

Comentários

pub