Portimão dedica dia à prevenção do VIH/Sida

A autarquia portimonense associou-se ao Dia Internacional do Preservativo

A Câmara de Portimão assinalou hoje o Dia Internacional do Preservativo com a distribuição de material informativo e preventivo junto daqueles que passaram no centro da cidade, esta manhã.

Esta ação visou sensibilizar para o uso do preservativo em todas as práticas sexuais, bem como para as demais formas de transmissão e prevenção do VIH/Sida e outras infeções sexualmente transmissíveis.

Portimão é uma das “Fast Track Cities – Cidades na Via Rápida para eliminar o VIH” e uma das 10 cidades signatárias da Declaração de Paris que se comprometeram, até 2020, a acelerar a sua resposta local à infeção por VIH e por vírus da hepatite, com vista a eliminar essas infeções enquanto problemas de saúde pública.

A iniciativa de hoje foi realizada em articulação com a Direção- Geral da Saúde e numa parceria com o MAPS- Movimento de Apoio à Problemática da Sida.

Esta última instituição «tem por missão desenvolver, fomentar e assegurar a prestação de serviços à comunidade, no âmbito das problemáticas do VIH/Sida, sexualidade, dependências, sem-abrigo, migrantes, minorias étnicas, grupos discriminados e outras problemáticas de emergência social, contribuindo para o tratamento, desenvolvimento, integração e inserção social, prevenção e sensibilização para as problemáticas de intervenção, bem como, a formação e valorização humana, de modo a transmitir os seus valores a quem se envolva com o MAPS», segundo a Câmara de Portimão.

O Dia Internacional do Preservativo é celebrado desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation e a Direção Geral de Saúde, através dos Programas Nacionais Prioritários de Saúde nas áreas da infeção por VIH e SIDA e das Hepatites Virais, da Divisão de Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil, e da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar.

O objetivo deste dia «é lembrar a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes não desejadas».

Comentários

pub