Ópera tradicional chinesa apresenta-se em Lagoa no ano da Cidade Inclusiva

o Município de Lagoa e a embaixada da China têm vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, as melhores relações

A Companhia Nacional de Ópera de Pequim vem ao Centro de Congressos do Arade, no Parchal (Lagoa), mostrar as Guerreiras da Família Yang, sublinhando o ano da Cidade Inclusiva. Será no dia 11 de Fevereiro, às 21h00.

Com esta apresentação, a Companhia Nacional de Ópera de Pequim continua a celebração do Ano Novo Chinês de 2019, iniciado a 5 de Fevereiro.

Em 2019, comemora-se o 40º aniversário das relações diplomáticas entre a China e Portugal e o 20º aniversário da transferência da administração de Macau para a China. Um dado interessante é que o último Governador português de Macau foi o General Rocha Vieira, um lagoense.

Também por isso, «o Município de Lagoa e a embaixada da China têm vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, as melhores relações, com resultados bem visíveis por exemplo no “Mercado de Culturas”, uma proposta cultural que é já uma marca de Lagoa», salienta a autarquia.

O espetáculo de ópera chinesa é mais uma manifestação dessas boas relações, no ano em que Lagoa escolheu como sua causa a «Cidade Inclusiva». O concelho, como a generalidade dos municípios em Portugal, tem hoje uma comunidade de residentes de nacionalidade chinesa, que se dedicam sobretudo ao comércio e à restauração.

Além de Lagoa, a ópera As Guerreiras da Família Yang vai ainda apresentar-se no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

A ópera tradicional chinesa é uma forma popular de drama e de teatro musical que remonta aos primórdios da história da China. A ópera As Guerreiras da Família Yang é baseada numa coletânea de contos folclóricos que se centram nas aventuras bélicas da dinastia Song (960–1279) e na história das guerreiras da família Yang.

Este espetáculo conta a história das mulheres que protegeram a sua terra natal. São as generais da Família Yang que lideram o exército Song, superam uma sucessão de imprevistos, até uma feroz e poderosa batalha contra o inimigo invasor. Por fim, vitorioso o exército Song volta para casa comandado pelas mulheres guerreiras de Yang.

O Ano Novo Chinês ou a Festa da Primavera, corresponde a um dos momentos do calendário mais aguardada pela comunidade chinesa. Para os portugueses, algarvios e comunidades estrangeiras a viver entre nós, esta é uma oportunidade para tomar contacto com os costumes, tradições e manifestações culturais chinesas, reforçando-se assim laços, o diálogo intercultural e a causa “Lagoa inclusiva 2019”.

Os bilhetes para esta ópera estão à venda nos balcões do Convento de S. José, do Auditório Carlos do Carmo e na bilheteira on line, clicando aqui.

 

Argumentistas
FAN Junhong
LYU Ruiming 

Responsável pela reposição
ZHENG Yiqiu

MU Guiying GUO Xiao
SHE Taijun BI Xiaoyang
KOU Zhun HUANG Bingqiang
CHAI Junzhu LI Hongmei
SONG Renzong LI Bo
Herb Farmar LI Bo
YANG Qiniang SONG Yunfei
YANG Wenguang GUO Mingyue
WANG Hui JIN Xing
WANG Wen ZHANG Yandong
WANG Xiang JIAO Guoqing
MENG Huaiyuan LI Xiaowei
JIAO Tinggui YANG Wei
ZHANG Biao JIN Zhiqi

Cordas ZHAO Jianhua, WANG Jihui
Percussão XIE Guangrong, LI Zhonghua

Comentários

pub